RESUMO
Código: 1265
Tema: Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

 

Abrir
Arquivo

 
Processo Decisório no Contexto de Big Data: Estudo de Caso em Uma Empresa do Varejo
 

As organizações estão lidando a expansão de dados que são muito volumosos e desestruturados para serem gerenciados e analisados através de meios tradicionais, levando a necessidade de pensar em formas de analisar e processar dados a fim de gerar informações pertinentes e oportunas (DAVENPORT, 2012;) Dentre os processos organizacionais, um dos que mais necessita do acesso a informações, é o processo decisório, pela necessidade do acesso a informação para a geração de alternativas (KAHNEMAN,2011)

O objetivo do estudo é identificar como os gestores estão se lidando com o Big Data em seu processo decisório. Pois, ainda que muitas empresas ainda não adotem um sistema de análise e interpretação de Big Data, elas já estão imersas neste contexto. Para isso, buscar-se-á ampliar o conhecimento sobre as características do Big Data, tendo como norteadora a seguinte questão de pesquisa: como é possível melhorar o processo decisório no contexto de Big Data?

O estudo teórico possui dois campos, processo decisório e Big Data, foi realizada uma revisão de literatura e apresentado um modelo teórico, que serviu de base para a pesquisa de campo. Sobre processo decisório, entende-se a comparação permanente dos meios alternativos em função dos fins que procurarão alcançar(SIMON, 1970) . Big Data refere-se a um conjunto de dados demasiadamente volumosos e desestruturados para serem gerenciados e analisados através de meios tradicionais(DAVENPORT,2012).

Estudo de caso com um grupo de 24 gestores (gerentes e supervisores) que trabalham na matriz de uma empresa de varejo que possui 262 lojas e 5.500 colaboradores nos estados sul do Brasil. A construção e aplicação do instrumento de coleta (questionário) seguiu as orientações de Collis e Hussey (2005). Os dados coletados foram transcritos e analisados seguindo conceitos de análise de conteúdo, obedecendo às etapas de redução, exibição e conclusão e verificação (GIL, 2009).

A analise dos dados trouxe contribuições práticas e teóricas. Como contribuição prática, foi possível mapear fontes e a variedade de dados com os quais os gestores se deparam no processo decisório. Como contribuição teórica, verificou-se que o Big Data trazem benefícios como predição, indicação de tendências, etc, tendo como grande desafio a adaptação do desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como os processos de decisão para aproveitar as novas tecnologias e métodos no contexto.