RESUMO
Código: 1266
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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Preferência de Uso das Redes Sociais Virtuais Para O Consumidor Tecnológico: Uma Análise do Facebook Versus Whatsapp
 

Ao longo da última década tem ocorrido uma evolução e expansão das tecnologias móveis, mudando as formas de relacionamentos e o comportamento de seus usuários. Essa mobilidade tecnológica tem se tornado parte comum do cotidiano dos consumidores, aumentando a acessibilidade, frequência e velocidade da comunicação. Dada esta grande variedade de aplicativos dispostos nos celulares, o estudo discorre sobre a usabilidade e a preferência de uso das redes sociais nos dispositivos móveis.

O estudo pretende analisar o novo contexto de uso das redes sociais, dada a convergência tecnológica que favorece a mobilidade e o crescimento das redes sociais para o ambiente virtual móvel, que está inserido nos aplicativos de celulares tipo smartphone, respondendo assim, de que forma esta multifuncionalidade nos aparelhos está influenciando o comportamento do consumidor das redes sociais Facebook e WhatsApp.

O estudo discorre sobre a preferência de uso das redes sociais nos dispositivos móveis, devido à multifuncionalidade dos aplicativos (HAN; CHUNG; SOHN, 2009). O uso das redes também é impulsionado por valores hedônicos (ELLISSON; STEINFIELD; LAMPE, 2007) e utilitários (LIM; ANG, 2008), bem como a devoção à marca (PIMENTEL; REYNOLDS, 2004), nesse caso a rede social e a facilidade de uso e experiência anterior (COWLEY; MITCHELL, 2003) e privacidade nas redes virtuais (WEISS, 2009).

A metodologia utilizada foi a netnografia, que consiste em extrair informações de blogs e fóruns de discussões sobre o tema de interesse para o marketing (KOZINETS, 2002; 2010). Nesse contexto da pesquisa, utilizou-se o procedimento de observação passiva adotado por Langer e Beckmann (2005) em que o pesquisador observa a comunidade virtual sem interagir de forma ativa ou se revelar aos seus participantes. Foram analisadas e coletadas 39 discussões e 731 comentários dos sites Techmundo e AndroidP

Na análise dos resultados, se contextualizaram 4 (quatro) percepções de usabilidade das redes sociais (categorias de usuários), sendo estes: 1) Convergência hedônico-utilitária da tecnologia de rede Facebook; 2) Devotos da rede móvel WhatsApp; 3) Experiência anterior e Facilidade de comunicação com WhatsApp; e 4) Privacidade nas redes móveis: Do Facebook ao WhatsApp.