RESUMO
Código: 1268
Tema: Gestão de Programas e Projetos

 

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O Perfil da Inovação das Mpes do Setor de Hospedagem Na Zona da Mata Paraibana: Uma Análise Pelo Radar da Inovação
 

Este artigo se propõe a mensurar a evolução do grau de inovação nas MPEs do setor de Meios de Hospedagem por meio da aplicação da ferramenta Radar da inovação que é metodologia específica que permite avaliar o grau de maturidade inovadora das organizações de pequeno porte, criada por Bachmann e associados, baseada nas dimensões da inovação descritas por Mohanbir Sawhney e utilizada como ferramenta de avaliação pelo Programa Agente Local de Inovação - Programa do SEBRAE em Parceira com CNPq.

O problema de pesquisa compreende o seguinte questionamento: Qual o grau de inovação das micros e pequenas empresas do setor de meios de hospedagem na zona da mata paraibana? Tendo como objetivo - mensurar o grau de inovação das micros e pequenas empresas do setor de meios de hospedagem na zona da mata paraibana, por meio da ferramenta Radar da inovação.

A inovação pode ser conceituada levando em consideração os mais diversos aspectos. Tomando por base na 3ª edição do Manual de Oslo (2005), têm-se a princípio o conhecimento da inovação como sendo uma “implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócio, na organização do local de trabalho ou nas relações externas” (item 146, p.55).

A metodologia utilizada é a pesquisa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do diagnóstico do Radar da inovação que permite um estudo focado em resultados de inovação com uma análise pontual que vai desde a oferta de novos produtos, gestão, até a presença de uma cultura pensante nas empresas pesquisadas. O Radar da Inovação, compreende 13 dimensões.

É possível identificar, de forma geral,que as empresas do setor se destacam na dimensão Marca (SCORE 3,3). A inovação nesta dimensão compreende a propriedade intelectual sobre a marca e sua exploração em diversos canais de comunicação.Os menores escores (SCORES 1,8) são referentes a Processos e Ambiência inovadora que representa uma ausência de procedimentos internos mais formalizados e uma cultura interna não consolidada à inovação.