RESUMO
Código: 1269
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Cadeia Produtiva de Óleo de Cozinha Usado: Caracterização dos Principais Atores do Arranjo Produtivo Existente Na Região Metropolitana de São Paulo
 

O presente artigo propõe a identificação dos atores envolvidos na coleta e encaminhamento do óleo de cozinha usado. A partir dessa identificação, procurar-se-á entender o estágio atual de organização do arranjo produtivo local que vem se organizando nos últimos anos para a reciclagem e reutilização do óleo usado na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Devido a necessidade de adequar-se à PNRS, iniciou-se uma verdadeira corrida contra o tempo a fim de se buscar soluções viáveis para a logística reversa do resíduo. Identificou-se que seu retorno é realizado pelo interesse de algumas instituições em dar destinação mais adequada, ou como meio de se obter ganho financeiro. O objetivo do presente estudo é buscar propostas para a elaboração de um sistema de inovação para a sustentabilidade ambiental do óleo de cozinha usado na RMSP.

A revisão bibliográfica está dividida em cinco partes: 1) Formação de redes: para se entender como ocorre o processo de formação e ampliação das redes; 2) Legislação Pertinente a este resíduo no Brasil; 3) Cadeia de Suprimentos Verdes e Sustentáveis: identifica os procedimentos de controle para evitar prejuízos ao meio ambiente; 4) Logística Reversa: como é o processo de coleta do óleo usado; 5) Benefícios do correto descarte e possíveis utilizações.

A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa e exploratória, envolvendo dados sobre os atores envolvidos na coleta e o reaproveitamento do óleo de cozinha. Como são poucas as informações disponíveis sobre o objeto central de estudo, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, e por envolver diversos métodos de pesquisa, o presente estudo insere-se na categoria de pesquisa envolvendo métodos mistos. Foi feita revisão bibliográfica e documental em bases de dados como EBSCO, CAPES, etc.

Os produtores de biodiesel, juntamente com as empresas recicladoras de óleo são os atores que definem o principal mercado do óleo de cozinha usado e que impulsionam as articulações dos demais atores do arranjo produtivo, principalmente dos fornecedores, coletores e das organizações do terceiro setor que atuam organizando a base desse arranjo.