RESUMO
Código: 127
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação de Desempenho da Sustentabilidade da Cadeia Produtiva Suinícola: Mapeamento Internacional Sobre O Tema
 

O conceito de desenvolvimento sustentável normalmente, é composto de (i) capital feito pelo homem; (ii) capital humano; (iii) o capital natural; (iv) capital social. Esse conjunto de capitais pode ser chamado de sustentável, desde que garanta consistência ao longo do tempo entre essas variáveis (FIGGE, HAHN, 2004). Justifica-se a relevância da pesquisa, no intuito de construir conhecimento que permitam contribuir na avaliação do desempenho da sustentabilidade da cadeia produtiva suinícola.

A problemática norteadora da pesquisa visa responder: (i) Quais as principais pesquisas relacionadas à avaliação de desempenho da sustentabilidade? (ii) Quais as principais contribuições das pesquisas já realizadas para avaliar o desempenho da sustentabilidade da cadeia produtiva suinícola? Nesta perspectiva, o objetivo do estudo visa identificar os principais estudos realizados para avaliar o desempenho da sustentabilidade da cadeia produtiva suinícola.

A definição de desenvolvimento sustentável converge e inclui a satisfação das necessidades humanas, que visa reduzir a fome e a pobreza, preservando os sistemas de suporte de vida do planeta (PARRIS E KATES, 2003). Veleva e Ellenbecker (2001) indicam a necessidade do desenvolvimento de indicadores de desempenho que possam medir e promover melhorias nas práticas empresariais. Neste sentido, torna-se relevante à avaliação de desempenho da sustentabilidade da cadeia produtiva suinícola.

Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como de natureza exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa, considerando o período temporal de 2000 a 2014. A etapa inicial constitui-se da seleção de 3.885 artigos junto a 7 bases de pesquisas, posteriormente realizou-se as seguintes etapas de análise: (i) se os artigos não estavam repetidos; (ii) alinhamento dos títulos e resumos dos artigos com o tema pesquisado; (iii) reconhecimento científico. O processo identificou 18 pesquisas.

Os resultados evidenciam que os periódicos científicos internacionais de maior fator de impacto JCR, são o Annual Reviewof Environmentand Resources, seguido pelo Journal of Cleaner Production, e os periódicos Ecological Indicators e Ecological Economics. A metodologia proposta induz que a partir da avaliação de desempenho podem ser construídos ou propostos indicadores que permitam mensurar e medir o desempenho, bem como para a avaliação da sustentabilidade da cadeia produtiva suinícola.