RESUMO
Código: 1284
Tema: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção e Gestão da Imagem de Celebridades Esportivas: Uma Análise do Lutador de Mma Anderson Silva
 

Anderson Silva é um atleta reconhecido por suas vitórias e também pela sua história de vida. Essa combinação o tornou não apenas um lutador vencedor de Mixed Artial Arts, mas também uma celebridade esportiva mundial. Enquanto celebridade do esporte, a imagem do atleta está em pauta em todo momento. Recentemente, o atleta sofreu reveses em sua carreira, que para além da derrota, geraram questionamentos sobre o atleta e, consequentemente, sobre sua imagem.

A proposta foi a realização de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com finalidade de obter os atributos da imagem do atleta Anderson Silva, a partir da percepção de pessoas que apontam ter interesse na carreira do atleta. Com esses atributos de imagem, intencionou-se demonstrar como a imagem do atleta é percebida após os reveses em sua carreira, visando sugerir ações para a gestão de sua imagem.

O estudo é uma proposta, não tendo sido aplicado. Ainda assim, o mecanismo sugerido para a obtenção dos atributos da imagem do atleta é o Método de Configuração de Imagem, um instrumento já conhecido e testado em outros estudos. Por meio da pesquisa qualitativa, o MCI busca evocar atributos da imagem, no caso, do atleta alvo do estudo, Anderson Silva.

A imagem de Anderson Silva pode ser caracterizada por atributos que o valorizam enquanto pessoa e lutador, de sua técnica ao seu carisma fora do octógono. Também são percebidos atributos que o caracterizam como um atleta que abusa de sua confiança, gerando incertezas quanto à sua carreira profissional e sua pessoa. A partir de uma avaliação de imagem como a apresentada neste estudo, permite-se verificar os atributos que podem ser mais bem trabalhados, abandonados ou mesmo modificados.