RESUMO
Código: 1287
Tema: Técnicas de investimento

 

Abrir
Arquivo

 
Análise do Desempenho dos Fundos de Investimentos Brasileiros de Gestão Ativa e Gestão Passiva
 

Os investidores devem ser cuidadosos no momento de escolha dos melhores fundos para alocarem seus recursos, pois nem todos os fundos obtêm resultados satisfatórios (GOMES; CRESTO, 2010) e assim, a forma de gestão dos fundos também deve ser levada em consideração, pois ela pode interferir na rentabilidade líquida dos fundos (MELLONE JR; ROCHMAN, 2003; LEUSIN; BRITO, 2008; CASTRO; MINARDI, 2009).

Questão de pesquisa: os fundos brasileiros de gestão ativa e gestão passiva, sob a ótica da Hipótese do Mercado Eficiente, possuem rentabilidade líquida semelhante? Objetivo principal: analisar se os fundos brasileiros de gestão ativa e gestão passiva têm desempenho semelhante ou se a rentabilidade líquida é significativamente diferente. Castro e Minardi (2009), em seu trabalho, não rejeitaram a hipótese de que o desempenho dos fundos de ações ativos é igual ao dos fundos passivos.

Se o mercado é eficiente em relação a uma informação, a busca por títulos subavaliados na tentativa de obter ganhos maiores não gerará mais lucros que uma estratégia passiva, pois a rapidez da análise é que torna o mercado eficiente (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Este último argumento sustenta a hipótese deste trabalho de que a rentabilidade líquida dos fundos de ações com gestão ativa não supera a dos fundos de gestão passiva, sob a ótica da Hipótese do Mercado Eficiente.

Etapa Quantitativa: amostra de 138 fundos de Ações e Multimercado Long and Short. Período: setembro de 2006 a agosto de 2011, com dados mensais. Performance estimada com base no Índice de Sharpe. Comparação entre gestão ativa e gestão passiva realizada com base no teste de comparação de médias. Etapa Qualitativa: realização de 6 entrevistas com gestores de fundos, investidores e professores de finanças. Entrevistas gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo.

Etapa quantitativa: os fundos de Ações de gestão ativa e de gestão passiva não apresentaram diferença siginificativa de desempenho. Os fundos de Ações de gestão passiva e os fundos Multimercado Long and Short mostraram que há diferença significativa de desempenho entre eles, com desempenho superior apresentado pela gestão passiva. Por meio da análise das entrevistas, observou-se que não houve consenso entre os respondentes no que se refere a uma maior rentabilidade a partir da gestão ativa.