RESUMO
Código: 1295
Tema: Comportamento organizacional

 

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Valores Organizacionais Esposados no Microcrédito do Brasil
 

Pessoas pobres, proprietários de pequenos empreendimentos, legalizados ou não, em seus ambientes de trabalho e que necessitassem de recursos para investir em suas atividades econômicas. Tem como objetivo principal gerar emprego e renda para pessoas de baixa renda. O crédito é concedido por diferentes tipos de organizações, dentre elas as OSCIPs, organização do terceiro setor.

O problema de pesquisa será: quais são os valores organizacionais que são encontrados nas OSCIPs, operadoras de microcrédito, no Brasil, cadastradas no PNMPO, a partir das missões apresentadas em suas homepages? O objetivo central deste estudo é analisar os valores organizacionais esposados a partir das missões das OSCIPs microcreditícias do Brasil, cadastradas no PNMPO, apresentadas em suas homepages.

Tamayo e Oliveira (2004) no intuito de mensurar os valores organizacionais propuseram e testaram empiricamente o IPVO, idealizado a partir dos tipos motivacionais da teoria dos valores humanos de Schwartz. O IPVO é composto por diferentes valores organizacionais agrupados em sete fatores principais: autonomia, bem-estar, realização, domínio, prestígio, tradição, conformidade e preocupação com a coletividade

Caracteriza-se como um estudo qualitativo, com a adoção da técnica de análise de conteúdo para a busca dos valores mais enfatizados pelas organizações de microcrédito, a partir das missões declaradas em suas homepagens. A unidade de análise são as Organizações de Interesse Público (OSCIPs) cadastradas no Programa Nacional de Microcrédito Orientado (PNMPO)

Os resultados apontam a prevalência dos valores organizacionais: preocupação com a coletividade, prestígio, autonomia e domínio no microcrédito brasileiro.