RESUMO
Código: 1299
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

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Análise da Percepção Sobre Sustentabilidade Por Parte de Stakeholders Internos de Uma Instituição Financeira: Um Estudo Sobre Um Banco de Desenvolvimento
 

Ao longo dos anos, o tema sustentabilidade tem ganhado mais evidência e notoriedade, sendo cada vez mais debatido e discutido por pesquisadores e pela população em geral. A incorporação da sustentabilidade no universo corporativo também tem aumentado gradativamente, pois os impactos causados pelas empresas são amplamente analisados e contextualizados por entidades governamentais, por organizações não governamentais, pelos consumidores, pelos acionistas, enfim, por toda a sociedade.

Assim, o presente estudo pretende analisar o seguinte problema: qual a percepção e o conhecimento de stakeholders internos do Banco do Nordeste do Brasil em relação aos conceitos e praticas de sustentabilidade das instituições financeiras brasileiras? O objetivo geral da pesquisa é verificar o nível de compreensão desses funcionários em relação ao tema sustentabilidade, bem como avaliar o conhecimento dos mesmos sobre as ações de sustentabilidade em instituições financeiras brasileiras.

Rattner (2001, p. 3) defende um conceito básico de sustentabilidade. Segundo ele, sustentabilidade é o conceito que privilegia o uso de bens naturais e culturais sem descuidar de sua conservação, para que as gerações futuras também possam beneficiar-se deles. Segundo Barbieri e Cajazeira (2009), o modelo Triple Botton Line se mostra eficiente, pois as dimensões econômica, social e ambiental são as mais importantes e representam o que é mais específico da atuação das organizações.

O estudo tem caráter exploratório, quanto aos seus objetivos e quanto aos métodos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental, através da leitura de livros e periódicos especializados, e análise de documentos e relatórios divulgados pela instituição financeira em estudo. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como quantitativa. Utilizou-se também uma pesquisa de opinião por meio de questionário estruturado aplicado junto aos funcionários da empresa parceira do banco.

O resultado mostra que a grande maioria dos entrevistados liga o tema da sustentabilidade à dimensão ambiental, em detrimento da dimensão social e econômica. Os dados vão ao encontro da pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, em 2012, que também mostrou que dentre os brasileiros que já ouviram falar em sustentabilidade, 40% predominam um entendimento ambiental do termo (AKATU, 2013).