RESUMO
Código: 130
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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Uma Teoria Fundamentada das Experiências de Consumo de Lazer Por Consumidores da Terceira Idade
 

É importante considerar que os consumidores da terceira idade, ainda que possuam características específicas, estão inseridos em um sistema de valores, bem como na sociedade de consumo. É de interesse enfatizar que, ao se dedicar às diversas atividades de lazer, os consumidores do segmento da terceira idade dão sentido a estas atividades em termos de suas próprias vidas e culturas.

Com o intuito de colaborar com a construção de um referencial teórico que preencha essa lacuna no conhecimento no campo da pesquisa do consumidor, foi desenvolvido um trabalho a partir da seguinte questão de pesquisa: Como os consumidores da terceira idade vivenciam suas experiências de consumo em atividades de lazer? Dessa forma, colocou-se como objetivo geral do trabalho a seguinte questão: investigar como as experiências de consumo de atividades de lazer pelos consumidores da terceira idade

Buscou-se discutir três pontos considerados fundamentais para o trabalho. Em primeiro lugar, o consumo e a perspectiva experiencial. Em segundo lugar, o consumo em uma abordagem cultural e simbólica – Consumer Culture Theory. A ideia é de que o consumo funciona como uma “conexão” para o entendimento de múltiplos processos sociais e culturais. O terceiro tópico buscou explanar sobre o conceito de lazer na perspectiva de diversos autores.

A pesquisa baseou-se no “viés” da grounded theory, cujo desenvolvimento é composto por cinco grandes fases: revisão da literatura e definição da questão da pesquisa, delimitação e concepção do campo de estudo, trabalho de campo, análise e interpretação dos dados e retorno à literatura. Na coleta dos dados, foram, ao todo, dezesseis entrevistas formais. Utilizou-se a análise de conteúdo. A partir daí, a teoria foi construída com o aporte de Strauss e Corbin (2008).

Ao longo do processo da pesquisa, algumas categorias emergiram da análise dos dados: conceito de lazer, consumo e lazer, experiência de lazer nos clubes, facetas do lazer, histórias e lembranças, percepção sobre a terceira idade, relacionamentos, saúde e qualidade de vida, sonhos e aspirações, vida pregressa, vivência da rotina e vivência do lazer. Todas essas categorias foram articuladas em uma “peça” teórica na perspectiva da grounded theory.