RESUMO
Código: 1305
Tema: Finanças comportamentais e pessoais

 

Abrir
Arquivo

 
Aversão à Perda e Jogos de Caça Ao Cervo e do Falcão e Pombo: Comportamento de Potenciais Investidores
 

As teorias tradicionais de finanças, baseadas na racionalidade dos indivíduos, não conseguiram explicar determinados fenômenos, considerados como irracionais, e vem sendo, nas últimas décadas, complementadas pelas finanças comportamentais. A teoria dos jogos, por sua vez, apresenta uma importante ferramenta para analisar o comportamento humano em decisões estratégicas. Portanto, torna-se viável a verificação de existência de vieses comportamentais por meio de jogos.

O objetivo do trabalho foi averiguar se existe aversão à perda na tomada de decisão de potenciais investidores – alunos de pós-graduações em finanças – relativamente a alunos de outras pós-graduações. Para tanto, foram utilizados jogos de caça ao cervo e do falcão e do pombo buscando averiguar essa aversão à perda.

Estudos foram desenvolvidos utilizando a teoria dos jogos para verificar a aversão à perda. Parte-se de jogos em que todos payoffs apresentam resultados positivos e, a partir da subtração de uma constante, alguns payoffs tem resultados negativos (perdas). Tais estudos apontam para uma tendência a se evitar escolhas que podem gerar resultados negativos, configurando uma aversão à perda (FELTOVICH, 2011; RYDVAL e ORTMANN, 2005; FELTOVICH, IAWASAKI e ODA, 2012).

Com o objetivo de analisar a existência de aversão à perda, junto aos alunos de cursos de pós-graduação (de finanças e outros), foram aplicados questionários com perguntas relativas ao perfil do respondente e, em seguida, aplicados os jogos da caça ao cervo e do falcão e do pombo a partir de uma adaptação dos jogos utilizados por Cezário (2013), em sua tese de doutoramento. A pesquisa foi realizada com alunos de pós-graduação vinculados aos cursos (especializações) em finanças e outros cursos.

Foram utilizados jogos de caça ao cervo e do falcão e do pombo buscando averiguar essa aversão à perda. Os jogos diferenciavam pela subtração de uma constante em cada um dos payoffs. Após o levantamento das respostas foram realizados cruzamentos entre os jogos. A análise identificou evidências de aversão à perda, tanto nos jogos de caça ao cervo e do falcão e do pombo.