RESUMO
Código: 1314
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Como Colaboradores de Duas Organizações Percebem A Mudança A Partir do Modelo Proposto Por Weick e Quinn (1999)
 

A necessidade de promover a mudança nas organizações e o entendimento de como os atores organizacionais compreendem este fenômeno constitui uma das preocupações fundamentais dos gestores. Segundo Neiva, Goulart, Fussi e Nery (2012) devido a premente necessidade de renovar-se as organizações procedem a mudanças e estas não ficam ilesas às reações dos indivíduos.

Existe diferença na percepção do fenômeno da mudança organizacional por colaboradores de organizações de diferentes setores? Comparar a percepção de mudança entre colaboradores de duas organizações a fim de investigar possíveis diferenças entre os dois grupos em virtude do tipo de organização.

A mudança episódica trata de eventos bem delimitados no tempo e cuja emergência se dá em função de fatores externos à organização ou ainda fatores internos. Ocorre em períodos de divergência. A mudança contínua se apresenta como emergindo da experiência cotidiana, variada, improvisada, não intencional, onde pequenos elementos são repetidos, compartilhados, amplificados e comunicados, gerando, por acúmulo e decurso de tempo, modificações substantivas nas organizações

Trata-se de uma abordagem quantitativa e descritiva do fenômeno da mudança. Para o procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com 16 questões fechadas referentes ao modelo de Weick e Quinn (1999) e para tratamento dos dados o software STATISTICA 7.Participaram do estudo 111 respondentes da Empresa A e 47 integrantes da Empresa B e a fim de alcançar os objetivos foi feito o teste não-paramétrico Mann-Whitney.

Constatou-se que houve a preponderância da mudança contínua nas duas empresas, mas também houve indicativos de mudança episódica, uma vez que os estilos não são excludentes. Dentre as características mais evidenciadas estavam: a necessidade que alguém lidere o processo de mudança; a mudança provoca desenvolvimento contínuo; e que o acumulo de pequenas alterações a longo prazo pode–se transformar em inovação.