RESUMO
Código: 1317
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Inovação e Co-criação de Valor Na Indústria Criativa: Um Estudo Bibliométrico
 

A designação de “indústrias criativas” para caracterizar setores em que a criatividade tornou-se um elemento essencial do negócio iniciou em países industrializados, a partir dos anos 1990. Devido à importância econômica das indústrias criativas e a sua associação a transformações em valores sociais e culturais na emergência da sociedade do conhecimento, esse setor passou a despertar interesse crescente por parte de pesquisadores organizacionais (BENDASSOLI; WOOD JR.; KIRSCHBAUM; CUNHA, 2008).

Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica nos temas indústrias criativas com inovação e co-criação durante o período de 2004 a 2013. A presente pesquisa trata de um levantamento de artigos científicos em três bases de dados: EBSCO, SCOPUS e Web of Knowledge; escolhidas pela relevância e qualidade na área de administração.

Um elemento chave que faz parte do crescimento das indústrias criativas é a inovação, que se refere à criação de algo novo e que gera valor para a firma. estudos realizados sobre a inovação nas indústrias de manufatura, que têm gerado muito interesse entre alguns acadêmicos durante décadas (TEECE, 1986; ROTHWELL et al., 1994; MARINOVA et al., 2003; PAVITT et al., 2005; FREEMAN et al., 2008; CROSSAN; APAYDIN, 2010).No entanto, têm-se poucos estudos com relação à inovação nas indústrias criativas.

O levantamento teve alicerce em três bases de dados reconhecidas e confiáveis do âmbito da administração, com 458 artigos descobertos e posteriormente analisados. As bases consultadas foram: EBSCO, SCOPUS e Web of Knowledge. Três termos foram buscados nas bases de dados utilizadas: “Creative Industr*”, “Innovation” e “Co-Creation”, tanto em todo o texto do artigo, quanto apenas no título, tema, resumo e palavras-chave do artigo.O período de análise foi de 2004 a 2013.

Após a análise de 458 artigos, seguindo critérios de exclusão, pode-se dizer que o objetivo foi atingido, com o achado de 25 artigos científicos que cumpriram todos os critérios e trouxeram resultados, como: a quantidade de artigos publicados por ano; o periódico de publicação; a universidade a qual os autores possuem vínculo e o país dessas universidades; a indústria criativa abordada; e por fim, o tipo de pesquisa e como a técnica da coleta de dados.