RESUMO
Código: 1325
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

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A Implementação de Estratégias de Desenvolvimento de Produtos Voltadas Para A Sustentabilidade – O Caso de Natura Sou
 

Em relação à sustentabilidade no mundo dos negócios (ou nas formas de produção), um dos principais debates está relacionado à definição de quem seria o ator, ou os atores, responsáveis por estabelecer de forma mais estratégica a agenda da sustentabilidade na estratégia das empresas. Muitos acreditam que as empresas só farão um movimento mais expressivo a partir do momento em que os consumidores começarem a demandar isso de forma efetiva.

A questão debatida neste trabalho é “como as empresas poderiam implementar estratégias integradas de marketing e produção, voltadas para a sustentabilidade e à potencialização do consumo consciente?”.

O ecodesign é um processo que tem por consequência tornar a economia mais “leve”. Trata-se de uma abordagem que consiste em reduzir os impactos de um produto, ao mesmo tempo em que conserva sua qualidade de uso (funcionalidade, desempenho), para melhorar a qualidade de vida dos usuários de hoje e de amanhã. Ele representa uma oportunidade para o desenvolvimento de uma nova oferta, que, finalmente, constituirá talvez uma vantagem concorrencial.

Este estudo baseou-se em uma pesquisa exploratória, pelo método do estudo de caso. A empresa escolhida foi a Natura, com Natura SOU, uma marca nova lançada em 2013 no mercado nacional. Para os produtos desta marca, a empresa utilizou-se dos conceitos de ecodesign, minimizando os impactos ao meio ambiente em seu processo produtivo e, ao mesmo tempo, oferecendo um produto em uma faixa de preço inferior ao consumidor final.

De uma forma inovadora no desenvolvimento de produtos, a empresa envolveu toda a cadeia de produção e distribuição para chegar a um processo totalmente novo que foi pensado, do início ao fim, para atingir suas metas, utilizando-se dos princípios do ecodesign. O que buscavam, de maneira geral, era um processo que: gerasse menos lixo, tivesse um menor consumo de energia, demandasse menos transporte e, consequentemente, gerasse menos poluição, e diminuísse o tempo de fabricação do produto.