RESUMO
Código: 1327
Tema: Estrutura de capital e capital de giro

 

Abrir
Arquivo

 
Análise da Relação Rentabilidade-endividamento-liquidez de Empresas: Proposta de Um Método Baseado Nas Teorias de Static Trade-off e Pecking Order
 

Rentabilidade, endividamento e liquidez são três indicadores básicos utilizados nas análises. Geralmente, a análise é monocritério, considerando cada indicador independentemente de outros, sendo o aumento na rentabilidade, a redução no endividamento e o aumento na liquidez os indícios de melhorias na situação econômica e financeira. Porém a teoria financeira tem mostrado as limitações desta análise, em função das interligações entre os indicadores.

As interligações entre os três indicadores podem ser analisadas através das teorias de Static Trade-Off e de Pecking Order. Os objetivos são: propor um método de análise, considerando as relações rentabilidade-endividamento, rentabilidade-liquidez e endividamento-liquidez e suas interligações, fundamentadas nas duas teorias; e aplicar o método proposto em empresas não financeiras de capital aberto no Brasil para analisar as políticas financeiras adotadas e suas consistências com as teorias.

As políticas financeiras podem ser analisadas através das teorias de Static Trade-off e Pecking Order, conforme Myers e Majluf (1984). Estas duas teorias têm sido também as bases das análises das relações rentabilidade-endividamento, rentabilidade-liquidez e endividamento-liquidez em diversos estudos, mostrando evidências contraditórias. Como não são teorias excludentes, mas sim que uma esteja predominante sobre a outra, alguns estudos vem sustentando a hipótese da sua coexistência simultânea.

O método de análise consiste de um modelo que define os regimes da relação rentabilidade-endividamento-liquidez e de um procedimento para a sua aplicação para a interpretação das políticas financeiras das empresas. O modelo é construído a partir dos fundamentos das interligações entre as relações rentabilidade-endividamento, rentabilidade-liquidez e endividamento-liquidez. A análise empírica é realizada empresa por empresa, utilizando os dados das suas demonstrações financeiras de 1989 a 2013.

Os resultados encontrados indicam que as políticas financeiras variam de empresa para empresa e no tempo, e as teorias aplicáveis variam da mesma forma; existe a coexistência simultânea de fenômenos que seguem a teoria de Static Trade-Off e a teoria de Pecking Order e suas combinações mistas; a substituição entre endividamento e liquidez ocorre em ambas as teorias; e a complementaridade entre os mesmos ocorre somente na combinação mista das duas.