RESUMO
Código: 1331
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Análise Organizacional em Um Programa de Pós-graduação da Usp: Uma Visão de Processo
 

A mudança organizacional tornou-se fundamental não somente para empresas como também para as instituições ao redor do mundo, portanto, mudar passa a ser palavra de ordem para a sobrevivência das organizações, sejam elas públicas ou privadas, pequenas ou grandes. Pode-se dizer, que as mudanças no ambiente organizacional são mais comuns e intensas nos dias atuais.

As características e complexidade das mudanças em ambientes como o acadêmico podem alimentar o debate sobre a gestão pública contemporânea e suas especificidades, o que poderia contribuir com uma reflexão sobre os caminhos possíveis para a gestão da mudança em ambientes de administração pública.

A mudança é tida como um aspecto inerente à natureza e a humanidade. Peter Senge, inspirado nas idéias do importante biólogo chileno Humberto Maturana, tem escrito muito sobre o tema. Ao examinar o processo de evolução da natureza, ele diz que se trata de um processo que mescla transformação e preservação. Quando a natureza evolui, ela transforma algumas coisas, mas preserva outras. Entre as décadas de 80 e 90, a questão mudança foi discutida e valorizada entre empreendedores e organizações.

Para atender aos propósitos da pesquisa elegeu-se o Estudo de Caso, por tratar-se de uma técnica de pesquisa “cujo objetivo é o estudo de uma unidade que se analisa profunda e intensamente. Considera a unidade social estudada em sua totalidade, seja um indivíduo, uma família, uma instituição, uma empresa, ou uma comunidade, como o objetivo de compreendê-los em seus próprios termos” (MARTINS, 2009, p. 23). Trata-se de uma investigação empírica e de caráter qualitativo.

Do ponto de vista institucional, o processo de mudança no curso de Pós-graduação em Engenharia de Produção, no período analisado, deve-se também aos impactos advindos com a revisão do programa e um novo direcionamento com o intuito de aumentar a produtividade e a qualidade dos docentes, das publicações e das participações em congressos e eventos de destaque na área de Engenharia de Produção.