O consumo ético tem alcançado, nos últimos tempos, grande repercussão junto ao contexto corporativo, notavelmente no âmbito das ações de marketing. Acredita-se no imperativo da implementação de responsabilidades sociais e ambientais no escopo de atuação das organizações, ocasionada pela crescente demanda de segmentos consumidores
O presente trabalho, de natureza bibliográfica, buscou comparar a percepção do consumidor final de produtos florestais certificados em diversos países a fim de verificar se de fato existe uma demanda diferenciada nas regiões desenvolvidas quando comparadas àquelas existentes nos países em desenvolvimento.
Karnä et al. (2003) ressaltam que a certificação surge com a função de transmitir ao consumidor final uma garantia de que a empresa, bem como o processo de fabricação de determinado produto está voltado a uma minimização do impacto socioambiental. Duery e Vlosky (2006), todavia, ressaltam que a certificação florestal tem sido mais demanda nessas localidades, em detrimento aos países situados nos trópicos (em desenvolvimento).
Utilizou-se da técnica da pesquisa bibliográfica sistemática a fim de identificar em três grandes plataformas de pesquisas científicas e nos sites das entidades diretamente ligadas ao contexto florestal a fim de identificar informações secundárias acerca do conhecimento do consumidor em relação à certificação florestal. Os dados foram analisados mediante o processo integrativo.
Foram encontrados 13 trabalhos/documentos que evidenciaram o reduzido número de consumidores finais que possuem informações acerca da certificação florestal. Os artigos/documentos relacionam consumidores de sete distintos países em análises regionais e nacionais. Ademais, é possível verificar que a crescente demanda por produtos florestais certificados esteja relacionada às exigências dos atores intermediários da cadeia de valor da produção florestal.
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