RESUMO
Código: 135
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Barreiras Na Transferência de Conhecimento no Processo de Implementação da Iso 9001 em Uma Empresa Metalúrgica
 

O conhecimento é visto como indispensável para o posicionamento das empresas no mercado, o qual tem quatro processos que são: criação, armazenamento, transferência e aplicação. Dentro da transferência de conhecimento existem algumas dificuldades que tem sido caracterizadas como barreiras. Buscando entender o processo de transferência e suas barreiras se fez uma pesquisa numa empresa metalúrgica da cidade de São Bernardo em seu processo de implementação da norma ISO 9001.

Problema de Pesquisa: Explorar o processo de transferência de conhecimento entre duas funcionarias de uma empresa metalúrgica da cidade de São Bernardo, as quais foram envolvidas na implementação da norma ISO 9001. Objetivo: identificar o modelo estabelecido no processo da transferência de conhecimento e suas barreiras.

No referencial teórico são discutidos aspectos relacionados ao significado do conhecimento organizacional, as perspectivas da gestão do conhecimento, os modelos, através de autores como Zins, Nonaka, Alavi e Leidner, entre outros. Quanto aos tipos e as etapas da transferência de conhecimento se trabalhou com os conceitos apresentados por Faye, Lortie e Desmaries e Dixon e finalmente respeito às barreiras na transferência de conhecimento trabalhou-se com o Szulanski.

Conforme ao problema estudo, o qual buscou explorar o processo de transferência de conhecimento entre funcionarias de uma empresa metalúrgica, a investigação se estruturou segundo o paradigma interpretativista. A ferramenta utilizada para fazer o levantamento da informação foi a entrevista. Para o tratamento dos dados coletados se usou o método de Lankshear e Knobel (2008) no qual a análise dos dados é o processo de organizar peças de informação, através das categorias fundamentadas na teoria

Os resultados nas entrevistas não somente trouxeram respostas referentes às duas entrevistadas, mas também a seu papel com outras pessoas com as que estavam permanentemente interagindo no processo de implementação da ISO 9001. Se evidenciou a importância da transferência do conhecimento no processo, além de que confirmou-se que todas as barreiras propostas por Szulanski não estiveram presentes na implementação da norma, somente algumas e que o conhecimento tácito era o fator dominante.