RESUMO
Código: 136
Tema: Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, capital de risco

 

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A Criação de Negócios em Micro e Pequenas Empresas da Economia Criativa
 

Em evolução, o conceito de economia criativa baseia-se em ativos criativos que potencialmente geram crescimento e desenvolvimento econômico, estimulando a geração de renda, a criação de empregos e a exportação de ganhos, ao mesmo tempo em que promove inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento humano.

Considerando as ideias como fator primordial para a criatividade e como ponto de partida do processo empreendedor, este estudo teve como objetivo analisar a criação de micro e pequenos negócios da economia criativa e os obstáculos enfrentados pelos empreendedores desde a concepção até a sua consolidação.

A criatividade contribui não apenas para a descoberta de novas oportunidades de negócio, mas desempenha um importante papel na tomada de decisões ao longo de todo processo de criação de empresas.

Os empreendimentos pesquisados pertencem a setores da economia criativa, conforme classificação da UNCTAD (2010). O método de pesquisa foi o de casos múltiplos e evidências foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco empreendedores que criaram esses negócios.

Contatou-se que os empreendimentos criativos não seguem um processo linear de criação. De modo geral, as ideias surgiram através de experiências e conhecimentos anteriores dos empreendedores e foram avaliadas por processos informais. Na maior parte dos casos, os recursos investidos foram próprios, as equipes formadas são pequenas e o estabelecimento de sociedades e parcerias são vistos como importantes para complementar as habilidades e/ou recursos financeiros dos empreendedores.