RESUMO
Código: 1361
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia e Desenho do Sistema de Controle Gerencial
 

Autores como Mintzberg (1978), Porter (1979), Henderson (1989) e Kaplan e Norton (2004) evidenciam a relação do planejamento estratégico com o sucesso e continuidade dos negócios. Entretanto, mesmo considerando a relevância do tema, outros autores como Almeida (2004) têm apresentado estudos cujos resultados indicam uma preocupação da academia e do mercado provocada pelas dificuldades práticas que as empresas têm apresentado durante o processo de implementação de estratégias (IE).

A literatura sugere para colaborar com esse processo consiste em um adequado desenho e uso do sistema de controle gerencial (SCG), ressaltando ainda a escassez de trabalhos que discutam o tema (JORDÃO; SOUZA, 2013), em especial, sobre as relações do desenho e uso do SCG na IE e avaliação de desempenho (AD) (FREZATTI et al., 2009). Diante dessa problemática, toma-se aqui como objeto de estudos a Empresa Delta, que é a segunda maior indústria de calçados de segurança da América Latina.

O SCG tem contribuído para uma melhor IE e no processo de AD por (i) apoiar os gestores na busca do melhor posicionamento possível para cada empresa facilitando a IE dentro de seu nicho de mercado; (ii) suportar a tomada de decisão; (iii) verificar se as medidas tomadas pelos membros da organização estão de acordo com os planos e políticas da administração; e dimensionar se todos os processos estão no curso e no nível esperado e fornecer informações relevantes para a tomada de decisão.

A metodologia utilizada foi um estudo de caso de abordagem qualitativa com fins exploratórios, tendo como principais instrumentos de coleta de dados entrevistas, relatos formais e informais, documentos e relatórios da empresa, além de observação participante e um grupo focal.

Os achados da investigação expandem o conhecimento do tema e ajudam a preencher uma lacuna de pesquisa na realidade brasileira, evidenciando que os setores que tinham um melhor SCG obtiveram melhores números de cumprimento de suas metas estratégicas, com resultados mais satisfatórios do que outros setores que possuíam processos de controle mais incipientes. Foi confirmado que o desenho e uso do SCG facilita a IE, integrando-a com as operações e potencializando a AD da empresa.