RESUMO
Código: 1365
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Modelos e Âncoras de Carreira de Estudantes de Pós-graduação: Tipos e Relações
 

Os desdobramentos da flexibilização das relações de trabalho provocaram a transferência de responsabilidade, em relação à carreira, da organização para o indivíduo ou a divisão dessa responsabilidade.Atualmente, motivado pela necessidade de adequação às demandas e exigências do mercado, o indivíduo assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira. É nesse contexto que os modelos e as âncoras de carreira evidenciam sua importância norteando os indivíduos.

Problema: quais modelos e as âncoras de carreira de estudantes de pós-graduação da área de administração e a relação entre eles? Objetivos: identificar os modelos e as âncoras de carreira de estudantes de pós-graduação da área de administração e a possível relação entre eles.

CARREIRAS: ORIGEM, EVOLUÇÃO E CONCEITOS MODELOS DE CARREIRA: linear, estável, espiral e transitória ANCORAS DE CARREIRA: Competência Técnica / Funcional Competência Gerência Geral ; Autonomia / Independência; Segurança / Estabilidade; Criatividade Empreendedora; Serviço / Dedicação a uma Causa; Puro Desafio; Estilo de Vida

A coleta de dados desta pesquisa se deu por meio de um questionário com 24 questões fechadas, sendo 08 questões relacionadas aos modelos de carreiras e 16 voltadas para as âncoras de carreira. O instrumento apresentou ainda 12 perguntas abertas, de forma a estimular cada participante da pesquisa a escrever sobre suas escolhas relacionadas a cada âncora e cada modelo de carreira apresentados no referencial teórico desta pesquisa. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa.

Os alunos pesquisados possuem modelos de carreira diversos, sendo que o maior grupo, formado por 46,5% dos pesquisados, tem o modelo de carreira em espiral. Assim como no caso dos modelos de carreira, todas as âncoras foram percebidas entre os alunos participantes desta pesquisa. A âncora que possui em número maior de representantes é a competência técnica funcional. Foram percebidas relações entre modelos e âncoras de carreira.