Os desdobramentos da flexibilização das relações de trabalho provocaram a transferência de responsabilidade, em relação à carreira, da organização para o indivíduo ou a divisão dessa responsabilidade.Atualmente, motivado pela necessidade de adequação às demandas e exigências do mercado, o indivíduo assume a maior parcela de responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua carreira. É nesse contexto que os modelos e as âncoras de carreira evidenciam sua importância norteando os indivíduos.
Problema: quais modelos e as âncoras de carreira de estudantes de pós-graduação da área de administração e a relação entre eles?
Objetivos: identificar os modelos e as âncoras de carreira de estudantes de pós-graduação da área de administração e a possível relação entre eles.
CARREIRAS: ORIGEM, EVOLUÇÃO E CONCEITOS
MODELOS DE CARREIRA: linear, estável, espiral e transitória
ANCORAS DE CARREIRA: Competência Técnica / Funcional
Competência Gerência Geral ; Autonomia / Independência; Segurança / Estabilidade; Criatividade Empreendedora; Serviço / Dedicação a uma Causa;
Puro Desafio; Estilo de Vida
A coleta de dados desta pesquisa se deu por meio de um questionário com 24 questões fechadas, sendo 08 questões relacionadas aos modelos de carreiras e 16 voltadas para as âncoras de carreira. O instrumento apresentou ainda 12 perguntas abertas, de forma a estimular cada participante da pesquisa a escrever sobre suas escolhas relacionadas a cada âncora e cada modelo de carreira apresentados no referencial teórico desta pesquisa.
Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa.
Os alunos pesquisados possuem modelos de carreira diversos, sendo que o maior grupo, formado por 46,5% dos pesquisados, tem o modelo de carreira em espiral.
Assim como no caso dos modelos de carreira, todas as âncoras foram percebidas entre os alunos participantes desta pesquisa. A âncora que possui em número maior de representantes é a competência técnica funcional. Foram percebidas relações entre modelos e âncoras de carreira.
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