RESUMO
Código: 1366
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Marketing Educacional: Pesquisa de Opinião do Corpo Discente do Curso de Administração de Uma Instituição de Ensino Superior
 

Este artigo teve como objetivo principal estudar a relação entre o curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior da rede privada da cidade de Bauru e o seu corpo discente. O estudo apresenta conceitos e fundamentos de Marketing e de Marketing Educacional e expõe como o marketing pode auxiliar as instituições de ensino a melhorarem os serviços oferecidos, além de apresentar um panorama do ensino no Brasil. Por meio de um questionário aplicado a 208 alunos do curso de Administração

O presente artigo tem como objetivo geral estudar a relação entre o curso de graduação em Administração de uma IES da rede privada de Bauru e seu corpo discente. E como objetivos específicos: conhecer as necessidades e expectativas dos alunos em relação ao curso e identificar os principais serviços prestados pelo curso e avaliar a satisfação dos alunos em relação aos mesmos. Objetivos estes com o intuito de responder a problemática: Estaria o curso de Administração da IES estudada estabelecendo

O marketing é uma expressão norte-americana que indica a moderna forma de comercialização. No Brasil esta expressão também é conhecida como mercadologia, sendo entendida como um conjunto de técnicas matemáticas, estatísticas, econômicas, sociológicas e psicológicas utilizadas pelas organizações com o propósito de estudar o mercado e conquistá-lo por meio do lançamento planejado de produtos e serviços. Entretanto, para que este mercado seja atingido, o produto oferecido deve possuir característic

Segundo Gil (1996), a presente pesquisa pode ser classificada como descritiva, pois estuda as características de um grupo de indivíduos e os fenômenos a ele relacionados, levantando opiniões deste grupo de acordo com suas atitudes e crenças, procurando estabelecer relações entre variáveis e descobrindo associações entre as mesmas. Além disso, a abordagem utilizada neste estudo pode ser classificada como quantitativa, uma vez que traduz em números as opiniões e as informações coletadas e analisad

O curso de Administração de Empresas desta IES tem sua imagem atrelada à qualidade do ensino oferecido, uma vez que 85% dos alunos entrevistados identificam que o principal motivo que os levou a escolher este curso, nesta universidade, foi a existência de um corpo docente qualificado e atualizado (Gráfico 1). Tal fato poderá ser exposto a demais pessoas que estabelecem contato com estes alunos, gerando a propaganda one-to-one que nos termos do marketing significa a divulgação de um produto ou se