RESUMO
Código: 1367
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Adoção de Inovação Organizacional: Um Estudo Sobre O Bsc Sob A Ótica da Teoria de Difusão de Inovação em Uma Cooperativa Agroindustrial.
 

Apesar do surgimento de diversas inovações em contabilidade gerencial, os estudos desenvolvidos por Grandlund (2001), Hansen et al., (2001) evidenciaram uma baixa implementação dessas inovações por parte das empresas. Abernethy e Bouwens (2005), consideram que um dos principais obstáculos para a implementação bem-sucedida da inovação no campo da contabilidade está relacionado ao fato que os sistemas de contabilidade gerencial ser projetados para atender às necessidades da alta administração.

A literatura apresenta poucas pesquisas recentes sobre o processo de adoção de inovações em contabilidade que utilizou a teoria de difusão de inovação assim busca resp Como ocorreu o processo de adoção de inovação organizacional, do tipo Balanced Scorecard, em uma cooperativa agropecuária brasileira?Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de adoção, implementação e utilização de uma inovação do tipo organizacional, no caso o (BSC) em uma grande agroindustrial brasileira usando TDI.

A Teoria da Difusão da Inovação (TDI) trata da formação de atitudes que influenciam o comportamento da adoção de inovação a nível individual e organizacional, e mostra como as inovações estão relacionadas aos sistemas sociais em que surgem, muito embora sejam vistos como estáveis e controláveis (ROGERS, 1995). Os resultados das pesquisas sobre a difusão/adoção de inovações, elaboradas a partir da TDI, envolvem basicamente dois níveis de análise: análise “macro” relativo aos processos gerais

A pesquisa foi realizada na modalidade de estudo de caso único em uma cooperativa agroindustrial de grande porte. Os dados foram obtidos através das seguintes técnicas de coleta de dados análise documental e de arquivos fornecida pela organização como, revistas institucionais, relatórios anuais, slides de apresentaçào e principalmente entrevistas com nove gestores que participaram do processo

A elaboração e a implementação do BSC foi capitaneada pela equipe interna que adotou abordagem participativa envolvendo gerentes de todos os níveis da organização que atuaram como agentes promotores de mudança e lideres de opinião. Conclui-se que os atributos de inovação: vantagem relativa, facilidade de uso e compatibilidade foram os principais influenciadores de adoção do BSC. Assim, a TDI pode ser utilizada para auxiliar no processo de decisão do BSC.