RESUMO
Código: 1375
Tema: Política e Estratégia Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Análise Tecnométrica de Patentes: Uma Aplicação Na Recuperação de Terras Raras
 

As patentes constituem uma importante fonte de informação para a formulação de políticas e estratégicas tecnológicas. Este artigo tem como objetivo identificar processos e artefatos tecnológicos necessários para extrair conhecimento a partir de uma base de dados de patentes. O método utilizado foi a pesquisa-ação e o objeto as patentes em terras raras, consideradas um recurso estratégico. Os resultados permitiram a identificação de relações de tripla hélice e estrutura tecnológica do campo.

Problema: Quais processos e artefatos tecnológicos são necessários para conhecer (identificar, mapear e monitorar) a estrutura de um campo de interesse a partir de uma base de dados de patentes? Objetivo: Identificar processos e artefatos tecnológicos necessários para conhecer (identificar, mapear e monitorar) a estrutura de um campo de interesse a partir de uma base de dados de patentes.

Terras Raras; Interação Universidade-Empresa; Patentes; Artefatos tecnológicos para análise de informações; PatenteToNet; Análise de Redes.

Pesquisa-ação. Base de dados: Base de dados de patentes. Recuperação de 1603 patentes. Analise de redes.

Uso dos artefatos tecnológicos (PatentToNet e Gephi) permitiram analisar estruturas de relação de tripla hélice, estrutura regional, e outras informações sobre a rede de patentes.