RESUMO
Código: 1383
Tema: Inovação em Administração Pública

 

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Cultura Organizacional Como Elemento Estimulador do Desenvolvimento de Inovações: Estudo de Caso em Uma Organização Pública
 

Nos últimos anos, a questão da cultura organizacional vista como um dos elementos determinantes da inovação tem despertado o interesse como campo de estudo de diversos autores no meio acadêmico, uma vez que possui elementos que podem servir para reforçar ou inibir comportamentos que contribuam com as inovações. (KNOX, 2002). No setor público, o interesse pela adoção de inovações se estabelece como resposta para pressões sociais por um serviço público de qualidade, ágil e eficiente.

O problema de pesquisa do presente trabalho se configura como: os elementos da cultura organizacional de uma organização pública do Estado da Paraíba está voltada à inovação? Na busca de responder a este questionamento, o objetivo da pesquisa se constitui em: verificar se os elementos da cultura organizacional podem estimular o desenvolvimento de inovações na organização pública analisada.

A revisão bibliográfica aborda os temas: Cultura Organizacional, Inovação, e a Relação entre Inovação e Cultura Organizacional, sendo esse último explicativo do modelos teóricos de Machado (2004) e Machado e Vasconcellos (2007), utilizados como referência neste artigo, que aponta que elementos da cultura organizacional que se relacionam com a inovação são: valores; crenças e pressupostos; ritos, rituais e cerimônias; estórias e mitos; tabus; heróis; normas; comunicação; e, artefatos e símbolos.

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso único. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, sendo estes tratados por meio da técnica de análise de conteúdo.

A análise dos resultados está estruturada nos seguintes tópicos: Caracterização da organização pública estudada, Quanto à inovação, Quanto à cultura e Quanto à Relação da Cultura Organizacional com a Inovação.