RESUMO
Código: 1386
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Estilos de Aprendizagem dos Alunos do Curso de Administração da Utfpr/pato Branco: Aplicação do Inventário de David Kolb
 

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teórico-empírica que visa identificar os estilos de aprendizagem dos alunos do Curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com a aplicação do inventário de David Kolb. Os dados deste estudo, coletados com 94 acadêmicos do curso, no mês de maio de 2014, permitiram constatar que o estilo de aprendizagem predominante nos alunos do curso pesquisado é a “Experimentação Ativa”.

Prospectar e entender os estilos de aprendizagem, que podem ser formados a partir da análise dos acadêmicos do Curso de Administração da UTFPR/Campus Pato Branco (PR).

Existem vários modelos que abordam diferentes enfoques relativos aos estilos de aprendizagem, dentre os quais cita-se alguns pesquisadores: Dunn e Dunn (1978) (instrumentos utilizados mais para analisar alunos de ensino fundamental e médio), Schmeck (1980) , Grasha-Riechman (1974) e o Kolb (1984) (instrumentos de diagnóstico de estilo de aprendizagem para estudantes universitários). Devido a sua relevância na área, para esta análise utilizar-se-á o Método de Kolb.

O entendimento do estilos de aprendizagem dos acadêmicos universitários, foi possível através de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Este tipo de pesquisa consubstancia-se em conhecer a variável de estudo tal como se apresenta no seu contexto e observar e analisar o comportamento dos acadêmicos no seu ambiente de aprendizagem.

Os resultados indicam que, de acordo com o inventário de David Kolb, a maior parte dos alunos do curso pesquisado concentra-se no grupo dos estudantes do tipo “Divergentes” e que apenas uma minoria representa o grupo dos alunos do tipo “Convergentes”.