RESUMO
Código: 1387
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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Quando A Força Faz A União: Perspectivas Culturais no Contexto Organizacional de Empresa Júnior
 

A pesquisa objetivou identificar os traços da cultura organizacional presente nas Empresas Juniores pertencentes às Instituições Federais de Ensino Superior da Paraíba, especificamente do curso de Administração, confrontando aspectos de suas culturas organizacionais e possíveis influências do Movimento de Empresa Júnior (MEJ) sobre elas. A relevância do estudo consiste na importância da constante discussão para crescimento da compreensão a despeito da cultura organizacional.

De acordo com Martin (1992) a cultura pode ser explorada em três abordagens: integração, diferenciação e fragmentação, as quais fundamentaram a análise dos traços culturais evidenciados. O estudo descritivo analisou dados quantitativos obtidos a partir da escala de Alcântara et al. (2012), direcionada a micro e pequenas empresas, além de dados qualitativos mediante análise de conteúdo (BARDIN, 1977).

A cultura representa um processo social baseado em símbolos, valores, ideias, hábitos, rituais, relacionamento e conhecimento do ser humano, está deve ser compreendida mediante um contexto, servindo de percepção da realidade social (RODRIGUES, 1991). Macêdo (2002) comenta que através do processo de aculturação, o ser alcança os valores sociais inerentes à cultura do grupo que pertence, e, a partir deste momento, é possível compreender o comportamento das pessoas nestes grupos.

Foi realizado uma análise descritiva, de natureza quantitativa, para dar respaldo aos resultados obtidos pela análise qualitativa. De forma que, os dados foram avaliados partir de medidas estatísticas para comparar os fatores da cultura organizacional das duas empresas, contando com auxilio do software SPSS. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário semiestruturado com perguntas objetivas e subjetivas. As perguntas objetivas se basearam na escala proveniente do estudo de Alcântara.

De acordo com os resultados obtidos, com relação aos sentimentos dos Empresários Juniores observou-se que em se tratando da Empresa Júnior (EJ) a que pertencem os sentimentos são mais emocionais e fortes, enquanto que para o Movimento Empresa Júnior (MEJ), os sentimentos são mais dispersos e remetem aos valores disseminados pelo Brasil Júnior, como orgulho e força. A EJA e a UniSigma apresentaram sentimentos diferentes, implicando que a Cultura do movimento não influencia em sua totalidade.