RESUMO
Código: 1391
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Redes de Cooperação Interorganizacional: Uma Análise Sistemática da Produção Científica Na Web Of Science de 1981-2013
 

Estudos científicos não apenas reconhecem a relevância do tema redes interorganizacionais, mas também sugerem que “redes” influenciam a maneira como indivíduos se articulam e têm um impacto significativo sobre a forma como as organizações são geridas, desenvolvidas, mantidas e sustentadas ao longo do tempo. Trata-se de um tema emergente que tem se destacado em relevância nas discussões que buscam aprofundar o entendimento das diferentes configurações estratégicas cooperativas entre organizações.

Apesar do aumento das publicações, percebe-se que devido ao seu caráter interdisciplinar, a produção científica sobre redes de cooperação interorganizacional geralmente tem sido fragmentada tornando alguns dos estudos incompatíveis ou contraditórios, o que dificulta uma maior compreensão e coerência desse campo de estudo. o presente trabalho tem por objetivo mapear a produção científica da área de redes cooperação interorganizacional no âmbito internacional.

As redes interorganizacionais de cooperação têm se mostrado cada vez mais importantes na vida econômica das empresas e têm sido apontadas como importantes configurações estratégicas (VERSCHOORE; BALESTRIN, 2008) para gerar vantagem competitiva diferencial e sustentável para as empresas. Além de se apresentar como um tema relevante e de amplo interesse, a literatura científica nessa área tem despertado o interesse de diversos pesquisadores e diferentes áreas do conhecimento (OLIVER; EBERS, 1998).

Por meio de um estudo bibliométrico identificou-se 826 artigos na base ISI Web of Knowledge/Web of Science publicados entre 1981 e 2013 em 198 periódicos. Identificou-se que esses trabalhos foram escritos por 1.458 autores vinculados a 684 instituições de 53 países diferentes. A utilização desta técnica contribui para mapear uma grande quantidade de trabalhos sobre o assunto e filtrar os periódicos e as publicações relevantes de modo a torná-los disponíveis como insumos para futuras pesquisas.

Foram identificados os periódicos com mais publicações e aqueles de mais alto impacto na área de pesquisa investigada. Além disso, os resultados permitiram identificar os trabalhos mais citados e uma lista de artigos recentes, os quais apontam o perfil das pesquisas sobre redes de cooperação interorganizacional ao longo do tempo.