RESUMO
Código: 1392
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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Mitos e Fatos dos Discursos Gerenciais Sob O Olhar da Teoria Crítica
 

Diante de um cenário cada vez mais globalizado, os empreendimentos, muitos deles micro e pequenas empresas (MPE’s) têm de enxergar através de seus gestores meios de atender tais demandas. Para isso, esses gestores precisam estar preparados para enfrentar pressões não só diárias, mas em contextos altamente mutáveis. De acordo com Micklethwait e Woolldridge (1998), os pesquisadores em administração são capazes de modelar organizações e promover novas configurações gerenciais a fim de ajudá-los.

A evolução dos seres humanos traz consigo exigências cada vez maiores. A profissão “gestor” é uma das mais, senão, a mais importante da nossa sociedade, são os gestores que fazem com que as nossas organizações funcionem bem ou que desperdicem as nossas potencialidades e os nossos recursos (MINTZBERG, 1985). Nessa perspectiva, percebeu-se a necessidade de entender a importância da atuação do gestor nesse contexto.

A revisão bibliográfica desse trabalho se deu através da abordagens dos seguintes tópicos: A Importância da ciência da administração: teoria e prática, Mitos e fatos gerenciais, A Teoria crítica e suas reflexões no âmbito organizacional. Incluindo os principais autores das temáticas e discussões propostas, reforçando assim, a relevância e validade do estudo.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de um roteiro de entrevista elaborado por Mintzberg (1985), foi realizada uma pesquisa qualitativa, fez-se uma pesquisa de campo no local de trabalho dos gestores e a técnica utilizada foi de entrevistas semi-estruturadas. Utilizou-se como universo: os gestores das micro e pequenas empresas de João Pessoa-PB e a amostra foi de 12 entrevistas de 12 empresas, divididos em três grupos: gestores graduados, não graduados e com outra formação superior.

A análise dos resultados se deu através da interpretação e discussão individual dos 14 questionamentos abordados no roteiro de entrevista, onde os os entrevistados dos três grupos expuseram questões sobre suas rotinas empresariais, envolvendo desde as informações que fluem dentro das empresas, o método de mudanças que os gestores utilizam, os meios de comunicação para entrar em contato com as partes interessadas, a importância de aprimorar os conhecimentos e a relação pessoal x profissional.