RESUMO
Código: 1394
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Participação Orçamentária Na Relação Entre A Justiça Procedimental e O Desempenho Gerencial em Uma Cooperativa Agroindustrial do Sul do Brasil
 

A percepção dos empregados sobre justiça procedimental está vinculada a sua participação no processo decisório da organização, sendo que esta participação pode estar vinculada a participação orçamentária. Acrescenta-se a esta questão que é responsabilidade dos superiores solicitar o esforço máximo de seus subordinados para melhorar seu desempenho, os mesmos deveram estar empenhados em assegurar que os procedimentos e processos de suas organizações sejam vistos pelos seus subordinados como justos

Este estudo pretende responder a seguinte pergunta: Qual a influência da participação orçamentária na relação entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial em uma cooperativa agroindustrial do sul do Brasil? Deste modo o objetivo deste estudo é analisar a influência da participação orçamentária na relação entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial em uma cooperativa agroindustrial do sul do Brasil.

As organizações possuem meios para avaliar o desempenho gerencial, como o princípio da controlabilidade, que prevê que um gestor deve ser avaliado de acordo com o que ele pode controlar (ANTLE; DEMSKI, 1988) A percepção de justiça pode afetar o desempenho do empregado pela maior aceitação de autoridade, confiança, senso de controle e prestação de contas. Lau e Lim (2002) entendem que a percepção de justiça pode ser muito mais complexa do que uma simples relação direta.

Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. O questionário utilizado valeu-se das perguntas específicas propostas por Lau e Lim (2002), relacionadas à justiça procedimental, ao desempenho gerencial e à participação orçamentária, sendo adicionadas questões para a caracterização dos respondentes. Por meio das equações estruturais (análise de resultado de caminhos), verificou-se a relação indireta entre a justiça procedimental e o desempenho gerencial por meio da participação orçamentária.

Os gerentes e/ou supervisor atribuem uma percepção maior em relação à justiça procedimental dos seus superiores e um sentimento menos significativo em relação à avaliação do seu desempenho gerencial e/ou supervisor e sua participação na elaboração orçamentária ficando em uma condição intermediária. A relação entre justiça procedimental e desempenho gerencial compreende dois efeitos. Primeiro, há um efeito direto de 0,1416. Em segundo lugar, há um efeito indireto de 0,1701.