RESUMO
Código: 140
Tema: Governança e dividendos

 

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Gerenciamento de Resultado no Brasil: Posicionamento Estratégico Como Nova Variável Explanatória
 

O objetivo da contabilidade é suprir as necessidades dos investidores e do mercado de capitais com informações financeiras transparentes e confiáveis. Estudos empíricos comprovam que há diferença de objetivos entre as partes divulgadoras da informação (gestão empresarial) e seus receptores (usuários). Almeida et al. (2009), constatou que os grupos estratégicos fornecem poder explicativo para o gerenciamento de resultado.

Em busca do avanço dos estudos nas áreas de gerenciamento de resultados e “grupos estratégicos” o estudo tem como questão norteadora a seguinte pergunta de pesquisa: O nível de gerenciamento varia conforme o posicionamento estratégico das empresas? E ainda, como objetivo geral, a pesquisa verifica se o nível de gerenciamento de resultado varia conforme o posicionamento estratégico das empresas.

Segundo Martinez (2001) a prática de gerenciamento de resultado é caracterizada pela manipulação ou ajuste intencional com vistas ao atendimento de interesses próprios, podendo ser esses interesses próprios da empresa e/ou próprios da gestão. Sumarizando o conceito, Paulo, Martins e Corrar (2007, p. 47) definiu earnings management como “a utilização de ações discricionárias por parte dos administradores para alterar a interpretação da realidade econômica e financeira.

O trabalho utilizou o enfoque quantitativo para tratamento dos dados, e, para a determinação da amostra foi utilizado o resultado do estudo realizado no artigo de Gagno Junior (2009). Os dados contábeis disponíveis entre os anos de 2010 a 2012 foram retirados do banco de dados Economática, num total de 700 observações válidas. Nestas observações, foi calculada, de acordo com o método KS, a variável dependente Gerenciamento de Resultados. Foi realizada uma regressão com dados em painel.

É possível observar que as empresas com estratégia baseada em Enfoque e Custo não apresentaram relação significativa com gerenciamento de resultados. No entanto, as empresas com estratégia em Diferenciação apresentaram relação positiva e significante com gerenciamento de resultados. Isso indica que empresas que possuem estratégias baseadas em diferenciação possuem uma tendência a gerenciar positivamente os resultados da empresa.