RESUMO
Código: 1400
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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“brasil, Decime Qué Se Siente”: Um Estudo da Reação do Consumidor à Aglomeração em Estádios Na Copa do Mundo.
 

Ora pouco investigados academicamente, locais de consumo de entretenimento em situação de alta densidade podem deter características divergentes de um ambiente de loja com o mesmo nível de aglomeração. As fortes emoções vivenciadas pelo consumidor nos estádios em Copa do Mundo, bem como a consequente satisfação de consumo, estariam condicionadas à circunstância de alta densidade em um espaço físico, talvez, pouco preparado para essa demanda, situação que se assemelha ao ambiente de varejo.

Acredita-se que em locais de entretenimento, variáveis de percepção de crowding, emoções e satisfação, possam assumir diferentes relações. Objetiva-se investigar as reações provocadas no consumidor pela alta densidade de estádios em período de Copa Mundial a partir das variáveis de percepção de crowding, emoções e satisfação, constantemente exploradas, mas que ainda deixam dúvidas no tangente às relações estabelecidas em diferentes ambientes e situações de consumo.

A atual configuração do varejo brasileiro é marcada por grandes fluxos de clientes e produtos em exposição, dada a intensificação do consumo no país. A realidade de mercado passou a ser investigada nacionalmente a partir do conceito de percepção de crowding, ou aglomeração, caracterizado pelo incômodo em ambientes com alta densidade. A percepção de crowding, como fator relevante na experiência de consumo, destaca-se devido à influência negativa que pode exercer na satisfação do consumidor.

A pesquisa empírica constitui-se a partir de uma metodologia quantitativa com estratégia de survey, aplicada com 270 respondentes. A análise foi realizada utilizando-se estatísticas descritivas e análises multivariadas. As hipóteses foram avaliadas a partir da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), com técnicas de reamostragem para aferir a influência na satisfação dos construtos percepção de crowding e emoções. Esse último agindo como mediador na relação.

Atribui-se aos resultados a possibilidade de que, em ambiente de alta densidade humana e espacial, os consumidores do estádio não tenham identificado a alta aglomeração como disfuncional. O crowding pode não tê-los impedido de usufruir do produto principal ofertado. Tal fato anularia possíveis consequências inerentes às emoções negativas. O efeito de mediação encontrado nos caminhos da percepção de crowding para a satisfação do consumidor são resultados do construto emoções positivas.