RESUMO
Código: 1401
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
A Sustentabilidade da Coleta Seletiva: Um Estudo de Caso no Município de Pirapora/mg
 

Toneladas de resíduos sólidos são geradas diariamente e encontrar um destino adequado para o mesmo é um dos grandes desafios atuais da humanidade. Os materiais com potencial de reciclagem ganham importância, já que proporcionam uma utilização mais racional dos recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição do meio ambiente. Nesse sentido, a inclusão do catador e o fortalecimento de cooperativas e associações de coleta seletiva tornam-se essenciais.

Diagnosticar a coleta seletiva formal de resíduos sólidos realizada no município de Pirapora, Minas Gerais, a fim de propor sugestões para a melhoria do serviço prestado.

A questão do “lixo” é ampla e permeia tanto a esfera governamental, quanto a sociedade. Para ter uma noção da gravidade do problema, em 2012 foram gerados no Brasil 64 milhões de toneladas de resíduos, sendo a média de geração diária de cada brasileiro de 1,05kg. Destes resíduos, 37,5% tiveram uma destinação inadequada (BARBOSA, 2013). Com uma população atual de mais de 7 bilhões de pessoas, a destinação do lixo virou um problema de ordem mundial.

Utilizou-se o questionário de Índice da Coleta Seletiva (ICS) elaborado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para avaliar, a partir de um conjunto de indicadores, a sustentabilidade da prestação do serviço de coleta seletiva pela Cooperativa de Produção Artesanal de Pirapora (COOPRARTE). Para complementar os dados obtidos através do questionário foram realizadas entrevistas e observação na cooperativa.

Foram analisadas 5 dimensões: resultados, gestão, infraestrutura, condições operacionais e educação ambiental. Dentre elas, infraestrutura foi a única que apresentou uma nota baixa. Contudo, as entrevistas e a observação possibilitaram identificar diversos pontos fracos não levantados pelo questionário, como, por exemplo, o retrabalho na triagem de materiais recicláveis.