RESUMO
Código: 152
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Hipótese de Elevação do Poder de Mercado de Frigoríficos no Mato Grosso Decorrente de Fusões e Aquisições
 

Este trabalho testou a hipótese de aumento do poder de mercado de um grande frigorífico no Mato Grosso, decorrente de fusões e aquisições em 2009. Pecuaristas do estado aventaram a hipótese de perda de poder de barganha, o que foi bastante noticiado. A comprovação ou rejeição desta hipótese baseou-se na comparação dos preços relativos praticados antes e depois de 2009, e no volume de abates, relativamente ao abate nacional. As evidências apontam que este aumento de poder de mercado não ocorreu.

Problema de pesquisa e objetivo: comprovação do aumento de poder de mercado de uma indústria do setor de carnes, decorrente da fusão com outra companhia de grandes dimensões, com possíveis prejuízos aos fornecedores. Isto é agravado pelo fato de que o mercado relevante tem cunho regional e as opções fornecimento a outras indústrias é limitada pela distância.

Diversos trabalhos foram desenvolvidos para testar o poder de mercado dos frigoríficos nos EUA tendo em vista a concentração de mercado existente, como o de Schroeter (1988), que utilizou o modelo para monopólio de Appelbaum (1979 e 1982), Azzam e Schroeter (1995), Azzam (1997), Muth e Wohlgenant (1999). No Brasil, Golani e Moita (2010) encontraram evidências de um moderado poder de mercado dos frigoríficos em São Paulo. Para Boechat e Alves (2010), o mercado relevante tem cunho regional.

Comparação dos preços relativos médios e do volume de abates, praticados antes e depois dos eventos de M&A em 2009. As hipóteses de igualdade de média se basearam no teste t e teste ANOVA. A normalidade das séries foi testada com o método de Kolmogorov-Smirnov. Definiu-se preço relativo como a paridade entre o preço praticado em um dado município, e o preço referencial nacional. O volume de abates foi analisado relativamente à produção nacional. Os dados foram obtidos junto ao CEPEA / ESALQ.

Os resultados indicam que na capital do estado, onde ocorreu a redução do número de indústrias concorrentes, a redução do preço ao produtor não se confirmou. Eu outra praça, os preços relativos pagos ao produtor se elevaram. Constatou-se também que o preço de outras praças guardam forte relação com o preço da capital. Constatou-se também que aumentou a participação do Mato Grosso no volume de abates nacional. As evidências indicam que não ocorreu o aumento de poder de mercado deste frigorífico.