RESUMO
Código: 158
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

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Ambiente Regulatório e Evidenciação Social: Uma Análise das Divulgações de Empresas Brasileiras Listadas Na Bm&fbovespa
 

Ribeiro et. al. (2011) afirmam que ambientes com maior regulação influenciam o nível de evidenciação das empresas, e não somente o nível de evidenciação de informações obrigatórias, mas também o nível de informações sociais voluntárias. E autores como Einhorm (2005) e Kaizer et. al. (2008) apontam que o ambiente com maior regulação, traz incentivos para as empresas melhorarem suas práticas de divulgação tanto de informações obrigatórias como de informações sociais voluntárias.

O ambiente regulatório é fator determinante para aumentar o nível de evidenciação social voluntária em empresas brasileiras listadas? O objetivo do presente estudo consiste em analisar os efeitos da regulação no nível de evidenciação social voluntária das empresas listadas na BM&FBovespa.

A divulgação voluntária tem sido objeto de pesquisa nos últimos anos, sobretudo, no que tange as características que determinam tal evidenciação. Dentre as características observadas tem-se: tamanho, auditoria, listagem em fundos socialmente responsáveis, endividamento e internacionalização. Contudo, apesar de não observado diretamente, o ambiente regulatório, por meio da caracterização de um maior enforcement pode fazer com que as empresas tenham melhores práticas de evidenciação.

Foram analisados os relatórios de responsabilidade social a partir de instrumento de pesquisa elaborado nos estudos de Gonçalves (2011) e Rover (2013), os quais avaliam informações de natureza voluntária relacionadas aos programas sociais desenvolvidos e/ou apoiados pelas empresas componentes da amostra. Os relatórios foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Para testar a hipótese formulada foi utilizado modelo de regressão com dados em painel, no período de 2010 a 2012.

Os resultados apontam que o aumento no nível de evidenciação social é incentivado pelo ambiente regulatório com maior enforcement, pois as empresas inseridas em ambientes com maior regulação apresentaram nível médio de evidenciação social maior que as empresas pertencentes a ambientes com menor regulação. Esse ambiente regulatório é caracterizado pela maior extensão da regulação, um maior nível de especificidade e maior enforcement (EINHORM, 2005; KAIZER et. al., 2008; RIBEIRO et. al., 2011).