RESUMO
Código: 160
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Características das Empresas Inovadoras
 

Pesquisas com executivos apontam a inovação como uma de suas prioridades, mas relatam a insatisfação com o retorno do investimento em inovação, o que sugere um descompasso entre o desejo e a capacidade de inovar. Diversos estudos relacionam a capacidade de inovar com fatores externos à empresa e fatores organizacionais internos. Entretanto é necessária a consolidação de estudos que abordem esses fatores internos, o que irá auxiliar as organizações na alocação dos esforços para a inovação.

Esse trabalho pretende contribuir com o entendimento dos fatores internos à organização que a tornam inovadora, respondendo à questão: Quais as características da empresa inovadora?

A revisão de literatura se desenvolve na descrição dos pilares conceituais de inovação, sua perspectiva processual e sistêmica, bem como em apontar o que a literatura recente apresenta como necessário para a prática inovadora bem sucedida na empresa. Fica evidente o ganho da relevância da gestão e a necessidade de avançar na consolidação, articulação e entendimento das variáveis que caracterizam uma empresa inovadora.

Compreender as características de empresas inovadoras a partir da identificação de padrões apresentados na literatura foi a base dessa pesquisa que utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória. Foi utilizado como fonte uma pré-seleção dos artigos mais importantes em inovação publicados na Harvard Business Review, 4 livros com enfoque em inovação publicados por reconhecidos autores na área acadêmica, além de três rankings que apontam as empresas mais inovadoras.

Os rankings analisados trazem características diferentes nas empresas apontadas como inovadoras, mas em comum destacam o papel da liderança. O material analisado aponta cinco grandes temas, o que não significa que considerem que as características das empresas inovadoras se limitem a elas, a saber: a inovação como um processo sistêmico, a centralidade do consumidor nesse processo, uma cultura voltada à inovação, a existência de uma equipe de inovação eficaz e a liderança comprometida.