RESUMO
Código: 164
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
A Visão da Pessoa Com Deficiência Sobre A Empregabilidade em Catalão
 

Este trabalho de pesquisa aborda a diversidade e a inclusão social, em específico, aspectos da inclusão profissional de Pessoas com Deficiência (PcDs) em Catalão-GO e região. A necessidade de se pesquisar as Pessoas com Deficiência surge com maior ênfase a partir da análise da sua representatividade.

A partir da necessidade de se conhecer, na visão da PcD, o contexto do mercado de trabalho na qual elas estão inseridas e os fatores que colaboram para a sua empregabilidade, definiu-se o problema de pesquisa que orientou os caminhos deste estudo: na visão das PcDs inseridas no mercado de trabalho da cidade de Catalão quais fatores contribuem para sua empregabilidade?

Este trabalho trata de dois pontos específicos dentro de dois universos conhecidos e bastante problematizados na atualidade. O primeiro é o universo da diversidade, que “diz respeito à multiplicidade de características que distinguem as pessoas” (INSTITUTO ETHOS, 2002, p. 53).

Este é um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, estudo de caso único, o caso da ASPDEC. São fontes primárias deste estudo o conteúdo obtido das entrevistas realizadas com uma amostra das PcDs do Banco de Talentos da ASPDEC (criado pela Empresa parceira – INCEP-RH no ano de 2011). São fontes secundárias deste estudo os livros e artigos pesquisados e as Fichas de Currículo constantes no Banco de Talentos da ASPDEC.

Nesta seção é descrita a organização estudada e apresentam-se as análises e discussões do que foi obtido das coletas de dados realizadas para responder aos quatro objetivos específicos da pesquisa e ao quinto, de tecer conclusões sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho da cidade de Catalão e região.