RESUMO
Código: 165
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
O Potencial Empreendedor e O Sucesso Empresarial: Um Estudo Sobre Elementos de Convergência e Explicação
 

Estudos recentes têm discutido o “perfil empreendedor” sob um prisma individual, isto é, uma série de características intrínsecas ao indivíduo, de caráter idiossincrático, que o tornam empreendedor. No entanto, muitas desses estudos negligenciam os fatores de sucesso e insucesso empresarial que influenciam o comportamento do potencial empreendedor (TAJEDDINI; ELG; TRUEMAN, 2013).

Para melhor se entender o papel do potencial empreendedor em relação ao sucesso empresarial é necessário que se identifique os possíveis elementos de convergência que possam explicar essa relação. Para isso, buscou-se verificar (1) se há diferença de potencial empreendedor entre Empreendedores de Sucesso e Empreendedores que fracassaram; e (2) se há variáveis que podem ser consideradas preditoras do sucesso ou fracasso do empreendedor.

O potencial empreendedor é um constructo que abarca aspectos psicossociais e comportamentais que perfazem um indivíduo empreendedor. Obviamente, é possível que um indivíduo possua atributos de um empreendedor e não empreenda. Atribui-se ao potencial empreendedor, características, comumente, encontradas em empreendedores de sucesso – aquele que, indubitavelmente, consegue manter o negócio e é persistente para continuar mesmo na eminência do fracasso: empreender é um ciclo contínuo (SANTOS, 2008).

A metodologia deste estudo pode ser considerada como descritiva e quantitativa, em que foi aplicada a Escala de Potencial Empreendedor em empreendedores (n = 100), oriundos do Estado de Alagoas, sendo 50 empreendedores de sucesso (mais de 5 anos no mercado) e 50 empreendedores que fracassaram (com menos de 5 anos no mercado). Foram utilizadas as técnicas estatísticas de Regressão Logística e Teste t de Student, visando a concretização dos objetivos propostos.

Encontraram-se resultados com o test t que mostram que o empreendedor de sucesso possui maior potencial empreendedor do que o empreendedor que fracassou, tendo como principal convergente entre potencial empreendedor e sucesso empresarial o fator Metas. A regressão logística corrobora as inferências obtidas com o uso do teste t. Foi possível verificar que os resultados denotam maior probabilidade de sucesso empresarial com maiores pontuações na Escala de Potencial Empreendedor.