RESUMO
Código: 169
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Balanced Scorecard: Uma Proposta Para A Gestão Estrátegica de Uma Cooperativa de Crédito Rural
 

O Balanced Scorecard- BSC é uma ferramenta gerencial que permite e possibilita a comunicação entre os ambientes internos, permitindo a interação com o ambiente estratégico, contribuindo para a consecução dos objetivos da organização e a operacionalização do discurso gerencial sobre objetivos, missão, valores e estratégias (COOPER e EZZAMEL, 2013). Porto (2002) evidencia que o BSC oferece algumas vantagens se utilizado como instrumento gerencial de suporte a gestão das entidades cooperativas.

A problemática da pesquisa visa identificar: Quais as necessidades para alinhar o motivo da existência de uma cooperativa de crédito as suas estratégias de gestão a partir das perspectivas do BSC? O estudo propõem um modelo para a gestão estratégica organizacional de uma cooperativa de crédito, por meio da utilização do BSC e das perspectivas propostas por Kaplan e Norton (1997), visando identificar quais são os benefícios que a implantação do BSC pode oferecer para uma cooperativa de crédito.

O BSC possui como objetivos: i) esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa; ii) comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas; iii) planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas; iv) melhorar o feedback e o aprendizado estratégico das organizações (KAPLAN, NORTON, 1997). Neste sentido, Najafi e Aryanezhad (2011) destacam que o BSC converge aos objetivos de cada organização, a partir de determinadas técnicas, medindo a eficiência e evidenciando oportunidades aos gestores.

Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho exploratório aplicado em uma cooperativa de crédito localizada no Estado de Santa Catarina, com análise de dados qualitativa. Para a estruturação da proposta considera-se as respostas dos gestores e colaboradores e as quatro perspectivas propostas pelo BSC, ponderando-se os objetivos, metas e iniciativas para as perspectivas financeiras, de clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.

Os resultados do estudo evidenciam: (i) as fragilidades da instituição podem ser corrigidas a partir de metas e iniciativas especialmente sob o enfoque dos clientes e da melhoria dos processos internos; (ii) a identificação de objetivos e metas permite a definição de iniciativas diretamente focadas na obtenção de melhores resultados para a entidade; (iii) as estratégias da gestão da cooperativa de crédito estão refletidas em iniciativas que agregam e envolvem todos os colaboradores.