RESUMO
Código: 177
Tema: Gestão Ambiental

 

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Avaliação e Mitigação das Emissões de Dióxido de Carbono Nos Modos de Transportes de Passageiros Rodoviário e Metroviário: Aplicação Na Cidade do Rio de Janeiro
 

O dióxido de carbono - CO2 é o principal gás do efeito estufa. O setor de transportes é responsável por uma parcela significativa das emissões globais, em virtude das mesmas serem resultantes da forma de utilização da energia, basicamente, no modo rodoviário com o consumo de combustíveis fósseis, como o óleo diesel, e no modo metroviário com a geração da eletricidade necessária à operação dos metrôs. Tecnologias foram implantadas nesses modais, auxiliando na mitigação do aumento das emissões.

Este trabalho visa analisar a emissão de CO2 de dois importantes modos de transportes de passageiros, os modos rodoviário e metroviário, apresentando possíveis ações de mitigação das emissões já implantadas nesses dois modos de transportes. A aplicação desse estudo foi realizada na cidade do Rio de Janeiro, onde serão apresentadas e analisadas as emissões de CO2 e as ações de mitigação dessas emissões já implantadas nesses modos de transportes da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a ONU (2011), o transporte rodoviário é responsável atualmente pela maioria das emissões de CO2 e pelo seu crescimento estimado. No modo metroviário, a emissão de CO2 acontece através da geração da energia elétrica necessária ao funcionamento dos trens e das estações, sendo esses sistemas grandes consumidores de eletricidade, como exemplos: Metrô de Nova Iorque, com 3,4 TW/h (MTA, 2008), Metrô de Londres, com 1,0 TWh (LU, 2009) e Metrô de São Paulo, com 0,55 TWh (Metrô São Paulo, 2011).

A seção 2 apresenta, em linhas gerais, a emissão de CO2 na operação dos modos de transportes de passageiros rodoviário e metroviário e as possibilidades de mitigação dessas emissões nos dois modos de transportes. A seção 3 analisa os dados gerais comparativos das emissões nesses dois modos de transportes. A seção 4 apresenta e analisa as ações de mitigação das emissões de CO2 já implantadas nos modos de transportes de passageiros rodoviário e metroviário da cidade do Rio de Janeiro.

Na Europa, foi realizado um estudo com 27 países para identificar os valores médios de emissões de CO2, por passageiro-km: 109 para o modo rodoviário e 41 para o modo metroviário. Diversas pesquisas indicam que o modo metroviário que utiliza energia elétrica de fontes menos poluentes leva vantagem na menor emissão de CO2 do que comparado com as emissões do modo rodoviário. Houve mitigação das emissões nesses dois modos de transportes na cidade do Rio de Janeiro, através da implantação de ações.