RESUMO
Código: 180
Tema: Abordagem institucional nos Estudos Organizacionais

 

Abrir
Arquivo

 
Análise Crítica do Conceito Desempenho Organizacional no Ambiente das Instituições de Ensino Superior Privadas Brasileiras
 

Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado mudanças significativas na oferta da Educação Superior. O número de Instituições de Ensino Superior (IES) variou 150% entre 2001 e 2012. Além disso, há no Brasil 372 IES classificadas como universidades, centros universitários ou institutos com mesmo perfil, sendo 42,5% públicas e 57,5% privadas, e 2044 faculdades, sendo 92,9% privadas (BRASIL, 2012).Desta forma, a Educação Superior Brasileira é constituída predominantemente por Faculdades privadas.

Nesse contexto, mantenedores e gestores das IES privadas brasileiras passaram a enfrentar maiores desafios para a manutenção e desenvolvimento de seus negócios, emergindo como um foco de investigação o desempenho das IES sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. O presente estudo possui o objetivo de identificar os elementos relacionados à conceituação e operacionalização – formal e relacional – do conceito desempenho organizacional, no ambiente das IES.

Com isso, pretende-se ampliar a compreensão do conceito desempenho no campo de estudo de organizações, avaliar a aplicabilidade do modelo de análise multidimensional, proposto por Matitz e Bulgacov (2011), e contribuir para futuros estudos que pretendam utilizar o conceito desempenho no contexto educacional, uma vez que o desempenho é a variável dependente final na grande parte das pesquisas organizacionais.

Para tanto, buscou-se nas bases de dados Web of Science (ISI) e Scopus, de 2004 a 2014, os artigos nacionais e internacionais pertinentes, que foram separados em dois grupos de análise, sendo o primeiro grupo de estudos exclusivamente teóricos e o segundo grupo de estudos teórico-empíricos. Com os artigos do primeiro grupo, realizou-se análise de conteúdo comparativa do conceito Desempenho. Com os estudos teórico-empíricos do segundo grupo, realizou-se análise de conteúdo categórica.

Com os artigos do primeiro grupo, realizou-se análise de conteúdo comparativa do conceito Desempenho, obtendo assim a rede de relacionamento dos elementos que caracterizam tal conceito. Com os estudos teórico-empíricos do segundo grupo, realizou-se análise de conteúdo categórica, com o auxílio de um modelo de análise multidimensional.