RESUMO
Código: 181
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

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Aprendizagem Organizacional no Setor Farmacêutico: Uma Análise Multinível A Partir da Percepção dos Gestores
 

Organizações empresariais utilizam diversas ferramentas para administrar o processo de desenvolvimento de pessoas, em razão dos desafios que se apresentam. A aprendizagem continuada faz parte do desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional e tem inegável importância para as organizações e seus colaboradores, de forma que ambos busquem alcançar a competitividade pelo aprendizado contínuo, para que se mantenham atualizados e preparados para os impactos das mudanças no meio social e tecnol

Os temas aprendizagem e conhecimento apresentam-se relevantes para compreensão dos processos inovadores do setor, assim como da estrutura de competitividades das empresas. Com base nesse contexto, este estudo assumiu como objetivo geral compreender como ocorre o desenvolvimento da aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional, a partir da percepção dos gestores de uma empresa do setor farmacêutico

A aprendizagem nas organizações (AO) pode ser observada como processo ou resultado (RUAS; ANTONELLO, 2003). Para tanto, o conhecimento acumulado e a informação são cruciais. A AO tem sido estudada a partir de seu caráter multidisciplinar, sendo alvo de estudos com diferentes enfoques: psicológico, sociológico, antropológico, político, histórico e econômico. Diversos autores tratam a aprendizagem nas organizações como um fenômeno multinível, ou seja, pode ser analisada pelas perspectivas individu

Neste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, que busca a compreensão do significado que os indivíduos constroem sobre o mundo com base em suas experiências, buscando compreender o ambiente e seus significados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, baseadas em roteiro prévio elaborado sem apego à rigidez, conforme indica Vergara (2009). Tal postura permitiu incluir, à medida que aconteciam as entrevistas, questões complementares para investigação da temática

A análise dos dados evidenciou que vários momentos podem contribuir e levar à aprendizagem organizacional, podendo ser conscientes ou ainda inconscientes. Quando dos momentos conscientes, pode-se apontar as correções de erros e problemas, o planejamento para mudanças e novas possibilidades que possam melhorar algum processo. Notou-se a relevância da aprendizagem individual quando se faz a troca com o líder ou diretamente com a equipe, introduzindo a aprendizagem grupal, gerando aprendizagem orga