RESUMO
Código: 183
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Responsabilidade Social e Desempenho Econômico-financeiro das Empresas Listadas no Indice de Sustentabilidade Empresarial - Ise
 

A responsabilidade social corporativa corresponde aos atos das empresas que influenciam seu ambiente interno e externo, resume-se na responsabilidade que as organizações têm diante à sociedade (PENA et al., 2005). Também é entendida como um instrumento para o alcance dos objetivos da empresa, dentre eles a rentabilidade. A relação entre a responsabilidade social e desempenho econômico-financeiro é um tema de bastante debate, no entanto, ainda é pouco estudado no Brasil (BORBA, 2005).

Dado o contexto existente entre a responsabilidade social e desempenho empresarial, surge a seguinte questão de pesquisa: qual a relação entre a responsabilidade social e o desempenho econômico-financeiro das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da BM&FBOVESPA. O objetivo de estudo é analisar a relação entre a responsabilidade social e o desempenho econômico-financeiro das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da BM&FBOVESPA.

Responsabilidade social refere-se ao compromisso que a empresa tem diante da sociedade, por meio das suas ações, que influenciam tanto o ambiente externo da empresa (sociedade em geral), como seu ambiente interno (trabalhadores) (PENA et al., 2005). Assim, as organizações avaliam seus desempenhos com o objetivo de atender a demanda da sociedade, a qual exige transparência no processo de gestão (INSTITUTO ETHOS, 2007).

O presente estudo caracteriza-se como descritivo, documental e quantitativo. A amostra foi composta pelas empresas que pertencem ao Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE e que possuíam todas as informações necessárias à consecução da pesquisa. A amostra final foi constituída por 23 empresas. A coleta dos dados se deu por meio dos relatórios de sustentabilidade e na base de dados Economática®. Para a análise dos dados foi utilizada a correlação canônica por meio do software Statgraphics®.

Os indicadores de responsabilidade social interno e externo possuem relação com o desempenho econômico-financeiro das empresas analisadas. Quanto maior for o desempenho econômico-financeiro (ROA, ROE, LiqGeral, FxCaixa, LPA), maiores serão os investimentos sociais internos em: previdência privada, saúde, cultura, encargos sociais, segurança e saúde, transporte e participação nos lucros e maiores os investimentos sociais externos em: educação, saúde e saneamento e combate à fome.