RESUMO
Código: 187
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Influência da Titulação Docente no Desempenho de Cursos de Administração
 

No que se refere à oferta de professores mestres e doutores no Brasil, em 2010 e 2012 foram publicados, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), dois estudos sobre as características dos profissionais que obtiveram titulação em programas de pós-graduação stricto sensu de 1996 a 2010, com um abrangente retrato da mão de obra técnico-científica brasileira, que deflagrou uma grande assimetria na distribuição desses profissionais pelos estados brasileiros.

Desta forma, emerge como problema de pesquisa: qual seria a influência da distribuição de professores mestres e doutores nos diversos estados brasileiros, no desempenho dos cursos superiores localizados nestes mesmos estados? A assimetria da distribuição de professores mestres e doutores, obsevada pelo CGEE, seria a responsável pelo insucesso ou sucesso dos cursos avaliados pelo SINAES? Este estudo tem o objetivo de verificar se a ausência dessa mão de obra influencia no desempenho das IES.

Na simulação, atribuiu-se para os cursos com baixa proporção de professores com titulação de mestrado e doutorado um mínimo de 30% para mestrado e 11% para doutorado, retirando, dessa maneira, a suposta barreira gerada pela ausência de professores titulados em alguns estados brasileiros. O parâmetro utilizado se baseou no mínimo exigido pelos indicadores de qualidade do instrumento de avaliação in loco do SINAES.

O estudo envolveu os 1.704 cursos de bacharelado em Administração avaliados no ano de 2012. Por meio de um simulador desenvolvido pelos autores para o cômputo do CPC (conceito preliminar) do curso, que considerou os mesmos critérios utilizados pelo INEP, foi realizada uma simulação, que atribuiu para os cursos com baixa proporção de professores com titulação de mestrado e doutorado um mínimo de 30% para mestrado e 11% para doutorado, retirando a suposta barreira da falta de mão de obra.

Para a operacionalização do objetivo desta pesquisa, verificou-se, por meio de uma simulação computacional e testes estatísticos, a significância das diferenças encontradas no CPC, antes e depois da criação de um cenário hipotético, em que todas as IES estariam atendendo minimamente os pressupostos de qualidade do MEC, no que diz respeito à quantidade de mestres e doutores em seus cursos. Essa intervenção no quadro de professores foi realizada em todos os cursos com déficit de mão de obra.