RESUMO
Código: 202
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

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O Impacto do Comprometimento Afetivo e do Engajamento no Trabalho Sobre Os Comportamentos de Cidadania Organizacional
 

Diversos estudos reconhecem a importância do indivíduo para o alcance da efetividade organizacional observando-se o crescente interesse das organizações e de estudiosos em conhecer os mecanismos pelos quais as pessoas possam ser mais estimuladas a apresentar melhores níveis de desempenho. Assim, ganham importância cada vez mais temas relacionados às relações psicológicas, emocionais e cognitivas do trabalhador com relação à organização em que atuam.

Alguns estudos estabelecem relação entre comportamentos de cidadania organizacional (CCO) e comprometimento organizacional afetivo (COA). Da mesma maneira, a variável engajamento no trabalho (ENG) aparece como intimamente relacionada à variável COA. Outros estudos relacionam a variável CCO e ENG. Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do engajamento no trabalho e do comprometimento organizacional afetivo sobre as três dimensões dos comportamentos de cidadania organizacional.

CCO são entendidos como atos de troca social, oferecidos voluntariamente pelos trabalhadores aos seus sistemas empregadores. Tem três dimensões: defesa da imagem organizacional, cooperação com os colegas e sugestões criativas. A natureza afetiva do comprometimento enfatiza o processo de identificação do indivíduo com os objetivos e valores da organização. O engajamento pessoal é descrito como o emprego ou expressão de uma pessoa no trabalho, seja fisicamente, emocionalmente ou cognitivamente.

Participaram deste estudo 175 trabalhadores de diversas empresas da região metropolitana de São Paulo que responderam a um questionário eletrônico contendo perguntas referentes a escalas validadas para as três variáveis estudadas. Foram realizadas análises de estatística não paramétrica, análises descritivas, correlações e regressão múltipla hierárquica.

Das três dimensões do CCO, o que mais impactou sobre “defesa da imagem organizacional” foi COA (R2=40%). Já as dimensões “sugestões criativas” e “cooperação com colegas” foram melhor explicadas pela dimensão “absorção” de ENG, embora a dimensão “cooperação com colegas” teve os valores explicativos baixos em todos os modelos de regressão apresentados. Portanto, COA e ENG impactam diferentes dimensões de CCO.