RESUMO
Código: 206
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

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O Coaching e O Processo de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Na Aprendizagem Gerencial
 

Nos últimos anos, o coaching passou da condição de atividade experimental e complementar para um processo de aprimoramento, desempenho e resultados dentro do ambiente organizacional. O mercado de coaching, em 2011, movimentou algo em torno de 5 bilhões de reais no mundo. Das maiores empresas americanas, 93% utilizaram o coaching.

Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral avaliar a influência da aplicação do coaching no desenvolvimento das competências emocionais e habilidades gerenciais dos gestores em uma empresa de serviços.

Para tanto, sua revisão bibliográfica partiu do contexto de competências e aprendizagem no âmbito organizacional. Em seguida, são expostos principais aspectos da evolução, conceitos e processos de aplicação do coaching.

Como metodologia, optou-se pela utilização de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa-ação, aplicada em uma empresa de serviços no período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014. Neste processo, em que foi feita aplicação do coaching, buscou-se observar a mudança no que se refere às competências emocionais e habilidades gerenciais dos cinco gestores da empresa, depois da intervenção do coaching.

Os resultados colhidos durante todo o processo de coaching junto aos gestores foram analisados a partir da avaliação multidirecional de suas competências emocionais e habilidades gerenciais. Também foram avaliados os processos de aprendizagem acumulados ao final do coaching, assim como seus possíveis benefícios percebidos.