RESUMO
Código: 207
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
A Aprendizagem Baseada em Problemas Na Percepção dos Estudantes e Professores do Curso de Administração
 

Na era da internet, os estudantes se beneficiam com a velocidade com que as informações chegam, criando, nesses jovens, características diferentes dos jovens de épocas anteriores; assim, uma nova forma de aprender é exigida, voltada principalmente para a prática do dia a dia. É preciso promover, nos estudantes, a autonomia, para que possam buscar novos conhecimentos ao longo de sua vida profissional.

Como a Aprendizagem Baseada em Problemas é percebida por estudantes e professores de graduação em Administração? Objetivo Geral Verificar o impacto do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas por estudantes e professores em uma instituição de ensino superior. Objetivos específicos Descrever como funciona o método ABP; Apontar como a Aprendizagem Baseada em Problemas se articula com o método tradicional; Verificar como os estudantes e professores lidam com o método

Ensinam Cabral e Teodosio (2010) que, a palavra pedagogia se originou na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução), configurando-se, etimologicamente, como a condução da criança ao saber.

O presente trabalho utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, revistas científicas, dissertações e teses disponíveis nas principais bibliotecas virtuais sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas. Insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois buscou analisar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino do curso de Administração.

Justamente por se fundamentar no princípio da autonomia, é que a prática da metodologia ativa precisa que o discente desenvolva sua capacidade de gerenciamento e administração do seu próprio processo de formação (FREIRE, 2006). O ensinar, nessa abordagem progressista, que considera o indivíduo como construtor da sua própria história, exige do professor respeito à autonomia de cada estudante (COSTA; SIQUEIRA-BATISTA, 2004).