RESUMO
Código: 208
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação no Planejamento Anual e Trienal do Preenchimento da Plataforma Sucupira: Uso da Ferramenta Computacional Scriptlattes
 

A ferramenta Scriptlattes extrai informações acadêmicas e profissionais dos currículos de pesquisadores cadastrados no CNPq, cria relatórios de produção, gráficos de colaboração e mapas geográficos de investigação, funcionando como ferramenta de gestão para o planejamento anual e trienal do preenchimento da Plataforma Sucupira, e contribuindo para o acompanhamento pelos gestores dos Programas de Pós-Graduação do desempenho dos professores e das linhas de pesquisa que compõem o seu curso.

Não são conhecidas ferramentas computacionais que se disponham a atuar no planejamento anual e trienal do preenchimento da Plataforma Sucupira. Nesse sentido, o presente trabalho propõe a utilização de uma metodologia para extração e tratamento dos dados existentes na Plataforma Lattes de maneira a organizar a produção acadêmica, científica, técnica e tecnológica de um grupo de pesquisadores, disponibilizando tais informações de forma a facilitar o preenchimento da Plataforma Sucupira.

Em 2014 o Coleta CAPES passou a se chamar Plataforma Sucupira, facilitando a atualização dos dados dos Programas de Pós-Graduação junto à CAPES. A avaliação da CAPES serve de instrumento para a busca de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais, e é base para a formulação de políticas na área de Pós-Graduação e para o dimensionamento das ações de fomento, tornando necessário um acompanhamento contínuo e atualizado da eficiência desses cursos por parte de seus gestores.

Módulos computacionais processam as informações fornecidas ao Scriptlattes, que são extraídas da Plataforma Lattes. Os resultados do tratamento constituem-se de relatórios no formato HTML contendo as informações resumidas (quantitativas) com relação à produção bibliográfica, técnica e artística, bem como supervisões acadêmicas, mapa de colaborações e informações sobre internacionalização da pesquisa, todos relacionados aos pesquisadores listados no arquivo de entrada fornecido à ferramenta.

A disponibilização das informações de forma transparente e de fácil acesso realizada pelo Scriptlattes assemelha-se à sequência de itens observados pelas comissões de avaliação da CAPES, facilitando o preenchimento, até o momento ainda não automatizado, da Plataforma Sucupira, reduzindo o tempo gasto nesse preenchimento, minimizando a possibilidade de erros no fornecimento de informações e, indubitavelmente, contribuindo para o sucesso na avaliação e qualificação do Programa de Pós-Graduação.