RESUMO
Código: 211
Tema: Desempenho Social Corporativo (CSP)

 

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O Distanciamento Entre O Discurso e A Prática: Uma Análise da Responsabilidade e Evidenciação Social Vis-à-vis Gerenciamento de Resultados
 

A imagem reputacional, segundo Martínez-Ferrero, Prado-Lorenzo e Fernández-Fernández (2013) resulta em uma menor tendência à prática de gerenciamento de resultados (GR). Por outro lado, Prior, Surroca e Tribó (2008) afirmam que o uso de ações que repercutam na imagem reputacional podem ter o propósito de mascarar condutas antiéticas como GR. Contudo, Shen e Chih (2005), tais ações, se dariam em função das empresas serem comprometidas com as mesmas, na qual inclui a transparência das informações.

Segundo Martínez-Ferrero, Prado-Lorenzo e Fernández-Fernández (2013), a manipulação contábil é menor em empresas com maior transparência. Nesse sentido, as empresas brasileiras com maior nível de social disclosure (SD) possuem melhores práticas contábeis, possuindo assim menores níveis de gerenciamento de resultados? O presente estudo tem como objetivo principal avaliar se existe a tendência de empresas brasileiras com maior nível de SD apresentarem menor GR.

O gerenciamento de resultados pode ser interpretado como uma manipulação dos dados financeiros da empresa para que seus investidores e acionistas tenham uma melhor impressão a respeito da situação da entidade (ROYCHOWDHURY, 2006). Os princípios norteadores da responsabilidade social corporativa devem conduzir as organizações a adotarem práticas que resultem em transparência e ações éticas em suas relações com terceiros (CHOI; LEE; PARK, 2013; IZADINIA; ISFAHANI; NIKOO, 2014).

Foram analisadas as empresas integrantes das carteiras do ISE dos anos de 2008 a 2012, assim como um grupo de controle constituído por empresas que não integraram a carteira nesse período. Para avaliar os níveis de SD, foi utilizado índice que mensura os níveis de transparência de investimentos em projetos sociais a partir das informações contidas nos relatórios de responsabilidade social. Para mensurar os níveis de gerenciamento de resultados, foi utilizado o modelo KS.

Os resultados obtidos a partir da regressão em painel com efeitos fixos apontam que o nível de SD é significante e negativamente relacionado ao GR. Por outro lado, a certificação de empresas como socialmente responsáveis, por meio da participação na carteira do ISE, não foi significante para com o GR. As variáveis - ciclo operacional, tamanho, alavancagem e auditoria - não apresentaram significância para com gerenciamento de resultados.