RESUMO
Código: 214
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Fontes de Vantagem Competitiva do Negócio de Confecção de Vestuário de Luxo
 

A Visão Baseada em Recursos tem fundamentado uma quantidade significativa de estudos que procuram entender que recursos e capacidades podem ser fontes de vantagem competitiva, mas, nenhum se baseou em negócios de produtos e serviços de luxo, não obstante este ter crescido significativamente no Brasil.

Este artigo tem como objetivo revelar os recursos e capacidades da confecção de vestuário de luxo. Para facilitar, o desenvolvimento da pesquisa foi desdobrado em três objetivos específicos: a) Que recursos e capacidades são relevantes nesse tipo de negócio? b) Que oportunidades são buscadas no segmento e que ameaças são enfrentadas na busca pela vantagem competitiva? c) Que estratégias são as mais adotadas?

O referencial teórico está estruturado em quatro partes. Na primeira parte serão considerados os principais conceitos referentes ao negócio de produtos de luxo, na segunda, serão desenvolvidos tópicos sobre recurso e capacidades estratégicos e o modelo VRIO. Na terceira parte serão abordados os conceitos de vantagem competitiva, oportunidades e ameaças. Na quarta e última parte serão explanadas as estratégias com produtos de luxo.

O tipo de pesquisa foi exploratório descritivo, quanto ao método da pesquisa foi adotado o qualitativo. A escolha das empresas para participarem da pesquisa ocorreu de acordo com o critério da acessibilidade. Foram entrevistados seis gestores operacionais, um de cada empresa. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro estruturado com perguntas abertas. No tratamento e análise dos dados obtidos foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2002), com o emprego da técnica Análise Categorial.

O resultado da categorização que serve de base para a análise e a interpretação dos resultados obtidos dos depoimentos dos entrevistados, está apresentado a seguir: 1. Estilista e reputação como recursos essenciais. 2. Capacidade de inovação do estilista e capacidade gerencial no ponto de vendas. 3. Potencializar oportunidades e reduzir ameaças. 4. Estratégia genérica de diferenciação dos produtos.